Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Palestra “Ílhavo, Terra Milenar – A Escrita na Era Pré-digital” assinala os 122 anos da Restauração do Município

Palestra “Ílhavo, Terra Milenar – A Escrita na Era Pré-digital” assinala os 122 anos da Restauraç...
06 Janeiro 2020

No próximo dia 18 de janeiro, a Câmara Municipal de Ílhavo vai assinalar o 122.º aniversário da Restauração do Município com a Palestra “Ílhavo, Terra Milenar”, promovida pelo Centro de Documentação (CDI) e dedicada à Escrita na Era Pré-digital.

A iniciativa vai ter vários momentos distintos, com destaque para a assinatura do protocolo entre a Município de Ílhavo e o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré, para a assinatura de alguns contratos de doação de documentos à Câmara Municipal por parte de particulares e para o lançamento da revista “Nossa Gente”, dedicada ao aguarelista ilhavense, Hipólito Andrade, da autoria de Amaro Neves.

O programa inclui, como ponto alto, a palestra sobra a História da Escrita, desde a sua origem até à “Era Pré-digital”, que terá como oradora Maria José Azevedo Santos, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra.

O CDI abrirá também as suas portas com a exibição de alguns dos seus “tesouros” escritos, explicando as suas competências e principais projetos, para que o público conheça o dia a dia nos arquivos e seja cada vez mais incentivado a visitar e a usufruir deste espaço municipal.
As comemorações encerram com uma oficina da autoria de Paulo Reis, investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura, onde será possível aprender a elaborar instrumentos de escrita utilizados na Era Pré-digital.

A atividade é gratuita e dirigida a toda a comunidade, aberta especialmente a Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300 e 400. Para estes, a atividade é certificada pelo Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro.


As inscrições são obrigatórias e devem ser efetuadas até ao dia 15 de janeiro, para os Professores dos grupos de recrutamento em http://www.cfaecivob.pt/ e para o público em geral através do e-mail cdi@cm-ilhavo.pt ou do n.º de telefone 234 092 496.

 

Programa em pf aqui.

Programa:

09h30 Receção

09h45 Boas-vindas, contextualização e assinatura de protocolos

10h00 Lançamento da publicação “Nossa Gente: Biografia de Hipólito Andrade", por Amaro Neves

10h45 A História da Escrita, por Maria José Azevedo Santos - Professora Catedrática da FLUC e Investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura

12h30 Almoço livre

14h15 Tesouros escritos do Centro de Documentação de Ílhavo - Centro de Documentação de Ílhavo

15h15 Oficina de elaboração de suportes e instrumentos de escrita, por Paulo Bruno Reis - Mestre em Idade Média e investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura