Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Festival Gastronomia de Bordo 2019 arranca esta sexta-feira com Sentidos de Mar a bordo do Navio-Museu Santo André

Festival Gastronomia de Bordo 2019 arranca esta sexta-feira com Sentidos de Mar a bordo do Navio-Museu Santo André
04 Novembro 2019

É já na sexta-feira, 8 de novembro, que arranca a edição deste ano do Festival Gastronomia de Bordo no Município de Ílhavo.

Até ao dia 17 de novembro, 19 restaurantes do Município de Ílhavo promovem uma ementa repleta de sabores (e saberes) ancorados na cozinha tradicional e bacalhoeira. São cerca de 60 experiências gastronómicas e outras tantas especialidades inspiradas em pratos emblemáticos de bacalhau e seus derivados.

Mas o Festival Gastronomia de Bordo não se centra apenas no paladar e nos sabores gastronómicos. Uma programação complementar promove um conjunto de visitas orientadas e outras experiências: Sentidos de Mar.

Vários circuitos orientados (pedonais, de bicicleta ou de moliceiro) possibilitam experimentar e visitar o património marítimo e iconográfico do Município de Ílhavo, incluindo o religioso, bem como outros aspetos muito particulares e relevantes, mas menos abordados, da cultura marítima local. Será uma forma diferente, com muitas surpresas, de descobrir e valorizar e história e identidade seculares ilhavenses.

Na abertura do festival, sexta-feira, 8 de novembro, Sentidos de Mar proporciona uma visita diferente ao Navio-Museu Santo André, tendo como anfitrião o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e a chef Patrícia Borges na visita orientada e numa pequena degustação final que transporta e reinterpreta, para o presente, estes sabores, ingredientes, técnicas e tradições.

Este ciclo integra ainda outras visitas orientadas: aos caminhos terrestres da Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, ao Mercado do Peixe e ao Cais dos Pescadores da Costa Nova, com passeio de moliceiro, ao Porto de Pesca Costeira, ao Porto Bacalhoeiro e as novas secas do bacalhau, e aos novos ofícios da pesca, produção de sal e aquacultura.

Sentidos de Mar têm a duração estimada de duas horas, com um custo associado por pessoa e ação que inclui guia, seguro e cedência de bicicleta e sujeitos a inscrição prévia, com a idade mínima recomendável de 12 anos.

As inscrições, sujeitas a confirmação e limitadas, podem ser efetuadas no Museu Marítimo de Ílhavo (234 329 990 ou em visitas.mmi@cm-ilhavo.pt).

 

Programa em pdf aqui.  

Consulte a programação de Sentidos de Mar aqui.