Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Seminário “Desafios do Mar Português” analisa o posicionamento nacional perante o Mar

Seminário “Desafios do Mar Português” analisa o posicionamento nacional perante o Mar
09 Setembro 2019

A 8.ª edição do Seminário Desafios do Mar Português, iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo, promovida pelo Museu Marítimo e pela sua subunidade de investigação CIEMar, está agendada para o dia 19 de outubro.

Este ano, o Seminário tem como tema “Portugal e o Mar: um novo regresso” e como parceiros o Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CHAM/FCSH), da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro.

Desde 2012 que as várias edições do Seminário ‘Desafios do Mar Português’ têm vindo a afirmar-se no panorama da cultura marítima como eventos de referência a nível nacional, trazendo para a linha da frente as problemáticas em torno da relação de Portugal com o Mar.

Esta iniciativa aborda o posicionamento nacional perante os oceanos, numa visão que percorre o legado histórico e cultural português, e apresenta perspetivas de futuro no que respeita à sustentabilidade ambiental e à economia azul, sensibilizando o público para uma visão ampla sobre “Um Novo Regresso”.

À semelhança dos anos anteriores, o evento é creditado como uma formação de pequena duração (6 horas) para professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, mediante posterior inscrição no site do Centro de Formação da Área.
As inscrições são gratuitas e devem ser formalizadas, até 18 de outubro, através do e-mail ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt (com indicação de nome, profissão, instituição e contactos).

 

Painel de especialistas de renome, nacional e internacional, preenchem e valorizam a o Seminário nas diferentes áreas de abordagem do tema em debate, como é o caso da presença de John Brannigan, da University College Dublin, que facultará, de forma relevante e significativa, uma dimensão internacional ao evento, tendo em conta o trabalho científico que desenvolveu na investigação de conceções marítimas das ilhas britânicas.

A este orador juntam-se ainda investigadores e especialistas do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa (CIUHCT), do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CHAM/FCSH-NOVA), da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (CESAM) e da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Revista Argos, n.º 7, será apresentada às 17:00 horas

Este número da revista ARGOS - Revista do Museu Marítimo de Ílhavo explora a atual cultura do mar centrada na relação do Homem com o Oceano. Procura-se debater questões de elevado interesse cientifico-cultural e despertar reflexões sobre o mar, através de temas como a representação do oceano na literatura e das artes, a navegação e os espaços portuários e o conhecimento e exploração dos Oceanos.

 

Programa

09h30 Sessão de abertura
Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo,
Álvaro Garrido, Consultor do Museu Marítimo de Ílhavo

 

10h00 Conferência de abertura
“The cultural and social importance of the Oceans” - John Brannigan (University College Dublin)

 

11h00 Painel I: Mar, Descobrimentos e Globalização
“Mar: um desígnio português” - Ana Paula Avelar (CHAM-FCSH/NOVA & UAb)
“O papel da náutica nos Descobrimentos” - José Manuel Malhão Pereira (CIUHCT)
“As novas cidades portuárias e a primeira globalização” - Ana Catarina Garcia (CHAM - FCSH/NOVA/UAC)
Debate

 

14h00 Painel II: Literatura e Cultura Marítima
“A produção ideológica do maritimismo no Estado novo” - Álvaro Garrido (FEUC)
Mesa Redonda: “A obra de Santareno no património cultural português”
Álvaro Garrido | Ana Paula Medeiros | Vicente Batalha | Artur Ribeiro
Debate

Visita à exposição temporária “O Sonho do Mar”, de Maria Gabriel

 

16h00 Painel III: O Regresso ao Mar
“Oceano profundo: a nova fronteira do desconhecido” - Luís Menezes Pinheiro (CESAM – Universidade de Aveiro)
“A Indústria 4.0 no meio marinho” - Filipa Saldanha (Fundação Calouste Gulbenkian)
Debate

 

17h00 Encerramento
Inauguração da exposição temporária “Ode ao 31 de janeiro”, de Luís Pavão
Lançamento da ARGOS 07 – Revista do Museu Marítimo de Ílhavo
Lançamento de “O Lugre”, de Bernardo Santareno. Edição da E-Primatur