Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Igreja Matriz da Costa Nova

Existem, atualmente na Costa Nova, duas igrejas. A antiga, mais conhecida por Capela da N.ª Sr.ª da saúde, a qual foi constituída no areal junto à praia. O santo padroeiro é, neste caso, a N.ª Sr.ª da Saúde, existindo também na capelinha as imagens de St. Amaro, de quem os pescadores são muito devotos, a imagem de N.ª Sr.ª de Fátima e, mais recentemente, a imagem de S. José.

Ao lado desta foi erguida uma nova igreja, uma vez que a antiga já não oferecia condições de recolher um elevado número de fiéis que, e de um modo especial, na época balnear aí se dirigiam numa demonstração de fé. Esta, porém, de linhas mais modernas foi construída em forma hexagonal, tendo no seu interior grandes painéis de azulejo e uma única imagem, a da padroeira, N. Sr.ª da Saúde. Foi inaugurada a 30 de Abril d 2000, sendo, por isso de construção bastante recente.
Enriqueceu-se, ainda, com um Órgão de Tubos, o que tem possibilitado a realização de variados concertos de Música Sacra, interpretados por vários organistas nacionais e estrangeiros.

 

Voltar à página anterior