A Comunidade de Leitores está de regresso à Biblioteca Municipal de Ílhavo

15 Fevereiro 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo volta a promover a Comunidade de Leitores com novas leituras e um moderador diferente em cada sessão, desafiando à leitura de um livro.

A primeira sessão desta segunda temporada da Comunidade de Leitores tem lugar no dia 22 de fevereiro (quinta-feira), pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, e será dedicada ao livro "Os pescadores" de Raul Brandão.

O prazer e as experiências de leitura serão partilhados por todos os que aceitarem o desafio de se reunir para uma conversa sobre o livro, moderada por Ana Maria Lopes.

A participação é gratuita. Inscreva-se e participe!

Ana Maria Lopes

Nascida a 8 de dezembro de 1943, acidentalmente na cidade do Porto, Ana Maria Simões da Silva Lopes descende de família Ilhavense ligada às atividades do Mar. O seu avô ainda foi à Gronelândia, só à vela, no lugre com motor "Novos Mares".

Licenciada em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Coimbra, cedo manifestou interesse pelo estudo das atividades marítimas.

Exerceu o cargo de Diretora do Museu Marítimo de Ílhavo de novembro de 1990 até agosto de 1999, sendo autora dos Catálogos das Exposições "Retrospetiva João Carlos", "Dos dóris, despojos dos homens e do mar" e das folhas de Sala "Faina Maior" e "A Nossa Ria".

Publicou, com Francisco Marques, o livro "Faina Maior - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova" e, com a colaboração fotográfica de Paulo Godinho Marques, "Moliceiros - A Memória da Ria", entre outros.

Comunidade de Leitores…

As Comunidades de Leitores (também apelidadas de grupos de leitores) são grupos de pessoas que se reúnem periodicamente para conversar sobre livros.

A experiência da leitura é sempre íntima e individual, feita em casa por cada um dos participantes. Essa experiência é enriquecida pela partilha de opiniões, comentários e pontos de vista que ocorrem nas reuniões, permitindo a descoberta de outras formas de interpretar o livro lido. O objetivo das sessões é partilhar o prazer da leitura com outros leitores, descobrindo e confrontando pontos de vista dos participantes sobre o que leram. Recomenda-se, assim, a leitura prévia de um dos livros em análise em cada sessão.

Marque na sua agenda, as datas das próximas sessões:

• 22 de março
  • 26 de abril