-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Segurança e Proteção Civil
-
Informação e sensibilização
- Gestão Integrada de Fogos Rurais
Gestão Integrada de Fogos Rurais
Edital - Defesa da Floresta contra Incêndios
Aviso aos proprietários dos terrenos
A nossa Segurança depende de todos!
Proceda à gestão de combustíveis até 30 de abril:
- Uma faixa de 50 metros à volta de edifícios inseridos em terrenos ocupados com floresta, matos e pastagens;
- Numa faixa de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais definidos no Plano Municipal de Defesa da Florestas Contra Incêndios.
A localização da faixa referida pode ser consultada aqui.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) disponibiliza no seu website informação diversa sobre o Programa de Sensibilização e Informação Pública aqui, com possibilidade de se efetuar o download de material de sensibilização.
Ações de sensibilização da população escolar
Dia Internacional das Florestas
Com o objetivo de sensibilizar os mais jovens para a importância da floresta na manutenção da vida, em especial em áreas como o combate às alterações climáticas (produção de oxigénio, a fixação de gases com efeito de estufa como o dióxido de carbono), a conservação da biodiversidade, a proteção do solo e dos recursos hídricos, as ameaças dos incêndios florestais, decorreu entre 20 a 24 março o projeto “De Olho na Floresta”, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional das Florestas, com um conjunto de atividades dinamizadas pelo Gabinete de Proteção Civil e Gestão Florestal, que pretenderam sensibilizar os jovens para a importância da floresta e ameaças à mesma. Uma das atividades consistiu numa ação de campo sobre a problemática das espécies exóticas invasoras (plantas) existentes na floresta do nosso município, tais como, erva-das-pampas, acácias, háquea-picante, canas, com a sua identificação, meios de controlo e erradicação, que contou com a participação de uma investigadora do Centro de Ecologia Funcional de Coimbra e de um Técnico Florestal da Associação Florestal do Baixo Vouga. Outra atividade consistiu na sementeira de espécies florestais autóctones como o pinheiro-manso e pilriteiro.
Participaram 10 turmas dos três agrupamentos de escolas do município de Ílhavo, num total de cerca de 200 alunos do 3.º ano do primeiro ciclo.
Ações de sensibilização da população escolar
-
Escola Básica de Chave
-
Escola Básica de Corgo Comum
-
Escola Básica de Farol da Barra
-
Escola Básica de Gafanha da Encarnação Centro
-
Escola Básica de Gafanha da Encarnação Sul
-
Escola Básica de Gafanha do Carmo
-
Escola Básica de Senhora do Pranto
-
Escola Básica de Vale de Ílhavo
-
Escola Básica n.º 1 de Cale da Vila