Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

"O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, abre o ciclo de 2020 da Comunidade de Leitores

"O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, abre o ciclo de 2020 da Comunidade de Leitores
14 Janeiro 2020

No dia 23 de janeiro, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) irá acolher a primeira sessão deste ano da Comunidade de Leitores, dedicada ao livro "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, moderada por Tibério Paradela.

Com uma linguagem de grande simplicidade e força, Hemingway retrata nesta aventura poética a coragem humana de Santiago, um velho pescador cubano, perante as dificuldades e o triunfo alcançado apesar da perda. “O Velho e o Mar” recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura.

A Comunidade de Leitores da BMI é um encontro mensal de pessoas que se reúnem para conversar sobre livros, a partir da experiência da leitura íntima e individual, feita por cada um dos participantes. A partilha de opiniões, comentários e pontos de vista, com outros leitores, que ocorre nas sessões, permite a descoberta de outras formas de interpretar o livro lido.

A participação nas sessões é gratuita, aberta à comunidade em geral e destina-se a todos os que partilham o gosto pelos livros e pela leitura.

 

Tibério Paradela

Capitão da Marinha Mercante reformado, nascido em Ílhavo, terra de barcos e de marinheiros, concluiu o curso de Pilotagem da Escola Náutica em 1960.

Embarcou como praticante de Piloto no arrastão “Santa Mafalda” em 1961. No ano seguinte, foi Imediato no navio bacalhoeiro à linha “Novos Mares”,1962 a 1964, entre os seus 21 e 24 anos. Depois enveredou por rotas comerciais no Índico, Moçambique e África do Sul, no Atlântico, países da África Ocidental e do Norte da Europa, Açores, Madeira e Canárias, e também no Mediterrâneo. Desempenhou outras atividades, todas elas ligadas a navios e ao mar, nomeadamente Piloto da Barra no Porto da Beira, Moçambique.