Festival Cabelos Brancos 2019 tem inscrições abertas para vários laboratórios

04 Julho 2019

A edição de 2019 do Festival Cabelos Brancos já mexe em Ílhavo!

Agendado para 20 de setembro a 5 de outubro, o Festival encontra-se já a ser preparado através da dinamização de oito Laboratórios Artísticos que contemplam diversas sessões orientadas por artistas e técnicos, em áreas como a fotografia bordada, a criação de cenografia, o desenho, a expressão teatral, o movimento, o pensamento, a expressão musical e a terra.

Os laboratórios, que têm como objetivo promover a participação ativa dos seniores, decorrem em diferentes espaços do município durante os meses de julho, agosto e setembro e os resultados das diversas atividades serão apresentados durante o Festival, expressando o envolvimento da comunidade sénior.

Silvina Verdade, envolvida em quatro laboratórios, espelha o empenho com que a comunidade se envolve nestas iniciativas: «a criação destes laboratórios é importante porque a autarquia não se esquece de nós nos meses de verão, pois a solidão não vai de férias».

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 12 de julho pelo e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt ou através do telefone 234 329 636.

Laboratórios de Expressão Teatral - João Amorim

As obras de Paula Rego servirão de ponto de partida para a criação de uma performance teatral, intitulada “Baile de Quimeras”.

Datas: 28 junho | 3, 5, 12, 19, 25 e 26 julho | 16 e 30 agosto | 4, 6, 9, 11 e 13 setembro

Espaço Ílhavo

M/60, limitado a 15 participantes do sexo feminino

Laboratório de Movimento - Helena Silva

A artista Paula Rego dará o mote para a criação de estórias movimentadas, para o Espetáculo Baile de Quimeras.

Datas: 10, 17, 24 e 31 julho | 4, 11 e 13 setembro

Horário: 15h00

Casa Cultura Ílhavo

M/60 - limitado a 30 participantes

Laboratório de Desenho - Elisabete Arvins

Retratos de mulheres irão ter destaque a nível visual. Através do desenho, vários paineis irão “ganhar vida através da fisionomia da mulher.

Datas: 17 e 24 julho

Horário: 14h30

Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial N.ª Senhora da Gafanha da Nazaré

M/60 - limitado a 10 participantes

Laboratório de Fotografia Bordada - Rosário Vieira

Através de linhas entre cruzadas, fotografias de espaços e mulheres ganharão cor e forma.

Datas : 26 de junho | 3, 10, 17 e 24 julho | 4, 11, 18 e 25 setembro

Centro de Documentação de Ílhavo

M/60 - limitado a 15 pessoas

Laboratório de Expressão Musical - Jonathan Margarido

Os corpos entrarão em sintonia com a música, através da expressão musical, dando uma nova vida às pautas. O movimento será uma constante na equação de Jonathan Margarido. A apresentação decorrerá no Jardim Henriqueta Maia e no Sarau da Maior Idade.

Datas: 7, 14 e 28 setembro

Fórum Municipal da Maior Idade

M/ 60 - limitado a 15 participantes

Laboratório de Criação de Cenografia - Gonçalo Vieira

Partindo de uma análise das tradições orais, estéticas, sociais e religiosas da zona em questão, este projeto tem como objetivo "virar a casa do avesso" e trazer o gesto de habitar para o Jardim Henriqueta Maia, propondo uma reflexão no conceito de casa e Mulher.

Serão criados elementos e espaços que habitarão no Jardim Henriqueta Maia.

Datas: 8, 9, 10, 11 e 12 julho | 19, 20, 21, 22 e 23 julho

Horário:14h00

Espaço Ílhavo

M/ 60 - limitado a 20 participantes

Laboratório de Pensamento

Promover a possibilidade de aprofundamento do pensamento crítico, entendido como uma compreensão competente e ágil das observações, exposições, conhecimentos e discussões e reflexivo em torno de práticas sociais.

Apresente uma boa prática e vamos refletir!

Data: 29 julho

Horário: 14h00

Praia da Barra

Público-alvo: técnicos na área do envelhecimento e estudantes

Laboratório da Terra - Alexandre Pires

Sabes dar vida à Terra? Através das mãos é possível produzir alimentos de uma forma sustentável e biológica. Vem construir canteiros e transformar o Jardim Henriqueta Maia numa quinta!

Datas:18 e 19 Setembro

Horário: 10h00~12h00/14h00~18h00