-
Início
- António Rosalino Casimiro Bizarro
António Rosalino Casimiro Bizarro
Nascido no seio de uma família humilde, a 18 de abril de 1932, na Freguesia de S. Salvador, Município de Ílhavo, António Bizarro aí viveu a sua infância, concluindo com distinção a 4.º Classe na Escola n.º 1 da Rua Ferreira Gordo. Graças à ajuda de um amigo da família, o Sr. José Gouveia, foi estudar para a Escola Industrial e Comercial Fernando Caldeira, em Aveiro, concluindo o Curso Comercial quatro anos mais tarde. Seguiu-se um estágio de 180 dias nas Finanças de Ílhavo e um trabalho sazonal nos Talhos Alberto, onde efetuou serviço de caixa e escrita, até ao dia em que foi trabalhar para a Neves & Capote como ajudante de guarda-livros, tratando da contabilidade da empresa.
Mais tarde, em 1965, assumiu a função de Técnico de Contas, que desempenhou até ao momento em que se reformou (1998). Dinâmico e interessado, desde tenra idade integrou várias coletividades, destacando-se a sua participação como atleta no Sporting Clube de Ílhavo, na União Desportiva Ilhavense, no F.C. Bonsucesso e, como federado, no Sporting Clube da Vista Alegre.
António Bizarro é um Homem que corporiza como poucos o Associativismo, deixando uma forte presença como dirigente no Illiabum Clube, (anos 50 e 60), na Associação dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (anos 70), na Associação de Basquetebol de Aveiro (1966-1968) e na Associação de Desportos de Aveiro, ficando responsável pela modalidade de Basquetebol (1972-1979). Esteve igualmente ligado ao Escutismo, tendo sido, em 1981, um dos fundadores da FNAI – Fraternidade Nuno Álvares de Ílhavo, e ao Futebol, cofundando os Clubes de Bairro (Sporting Clube de Ílhavo e União Desportiva Ilhavense), bem como o Núcleo de Ílhavo do Sporting Clube de Portugal (1982). Reformado desde os seus 66 anos, António Bizarro passou a dedicar mais do seu tempo à Associação dos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo (AAMMI), associação à qual pertence desde 1980 e na qual também tem ocupado diversos cargos. De 1980 a 1993 foi Secretário, acumulando desde esta última data a função de Tesoureiro.
Nos anos que antecederam a inauguração da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo (21 de outubro de 2001), António Bizarro acompanhou de perto o então Diretor do Museu, Cap. Francisco Marques, na preparação da Sala da Faina Maior, e passou a desempenhar a função de gestor da Loja do Museu a partir da data da inauguração. Desde 2009 que António Bizarro é Vogal da Direção da AAMMI, ocupando o seu tempo na colaboração e verificação das vendas da Loja, vivendo com uma intensidade invulgar este lugar que constitui uma inegável ode à estoica história da temática marítima: o Museu Marítimo de Ílhavo.
Outubro de 2012