Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Anúncios de Emprego

Onde encontrar

Responder imediatamente aos anúncios dos jornais pode fazer a diferença entre uma entrevista de emprego ou uma rejeição imediata. Ser-se rápido e ativo é fundamental para se ter sucesso.

Podem encontrar-se em diversos locais, tais como o SAFE, o Centro de Emprego, as Empresas de Trabalho Temporário, os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP’s), os espaços comerciais, as bolsas de emprego online, entre outros.

 

Ofertas de Emprego recolhidas pelo SAFE (disponibilizar brevemente).

 

Análise dos anúncios

Deve-se selecionar os anúncios que revelem maior interesse em função do perfil do/a candidato/a e respetiva experiência profissional.

A análise deve ter em atenção o tipo de empresa, as tarefas mais relevantes, as exigências e requisitos e as condições de remuneração.

É importante ter em consideração que é praticamente impossível alguém preencher todos os requisitos exigidos num anúncio.

 

Respostas a anúncios

Por norma, a resposta escrita aos anúncios é feita por via postal ou correio eletrónico, de acordo com o solicitado, através do envio de currículo acompanhado de uma carta de resposta ao anúncio.

Esta carta de resposta deve mencionar os elementos de identificação, a referência ao anúncio, a manifestação do seu interesse, a referência ao currículo e a disponibilidade para uma entrevista.

A resposta por telefone deve ser preparada antes de efetuar o telefonema. Deve-se preparar anotando as questões que se pretendem colocar durante a conversa, tendo o currículo “na mão” e tendo uma folha ou agenda para anotar todas as informações. Durante o telefonema deve-se justificar a razão do mesmo, identificando o local onde se viu o anúncio e a respetiva função e falar pausadamente.

 

COVID-19 Desafio para o Emprego – 1. Construção de Currículo

Face ao surto pandémico do COVID-19, o Município de Ílhavo implementou um conjunto de medidas enquadradas numa política de prevenção e precaução tendo encerrado os serviços de atendimento ao público presencial. Neste contexto, e no que concerne ao Serviço de Apoio à Formação e Emprego, continuamos em funcionamento e a prestar apoio através de email e telefone.

Porque achamos que se devem manter ativos e seguros durante este período, esta semana em vez de Ofertas de Emprego, decidimos lançar um Desafio para o Emprego – 1. Construção de Currículo. O objetivo é que este seja um momento de retrospetiva e que sirva para atualizarmos/renovarmos as nossas ferramentas, para que, num futuro próximo, estejamos melhor preparados para a Procura Ativa de Emprego.

O Desafio consiste na construção de um ou mais modelos de currículos diferentes: Criativo e Inovador, Formal e Detalhado e Europass.

Se pretender uma segunda opinião, dica, sugestão, sinta-se à vontade para partilhar com o SAFE através do e-mail safe@cm-ilhavo.pt.

 

Desafio para o Emprego – 1. Construção de Currículo