-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Educação
-
Iniciativas
- RADAR - Programa de Apoio à Comunidade Educativa
RADAR - Programa de Apoio à Comunidade Educativa
O “RADAR - Programa de Apoio à Comunidade Educativa” é um projeto pensado e dirigido para alunos, famílias, professores e assenta a sua ação em quatro eixos prioritários: apoio alimentar; disponibilização de equipamento informático e acesso móvel à internet; criação e facilitação de conteúdos pedagógicos em plataformas comunicacionais; e, ainda, a intervenção de uma equipa multidisciplinar de âmbito do apoio à comunidade educativa.
Eixos de Atuação:
-
Eixo 1 - Apoio a Alimentar
Distribuição de 591 cabazes a crianças e alunos que usufruem dos escalões A e B da ação social escolar, do Pré-Escolar ao 12.º ano, de todos os Agrupamentos de Escolas do Município.
-
Eixo 2 - Disponibilização de Equipamento Informático
Cedência às Escolas, para os alunos devidamente sinalizados, cerca de 300 computadores e 400 hotspots para acesso à internet, no âmbito da atividade letiva de forma não presencial (ensino à distância), promovendo a equidade e a inclusão, não deixando nenhum aluno excluído do processo de aprendizagem que for implementado.
-
Eixo 3 - Criação de conteúdos pedagógicos em plataformas comuniucacionais
Assenta na disponibilização, através da plataforma do Canal Centra/AEVA (https://www.canalcentral.pt/), de vídeos com conteúdos educativos, com o objetivo de complementar as ofertas educativas em curso nas áreas da Ciência, Atividade Física, Rítmica e Expressiva, Expressão Plástica e Música. Estes vídeos foram produzidos por técnicos da Câmara Municipal e docentes dos Agrupamentos de Escolas, criando, assim, mais um elo de ligação à escola e às práticas educativas habituais dentro do Município.
Seleção de vídeos para ver ou rever... aqui.
-
Eixo 4 - Intervenção de Equipa Multidisciplinar
Equipa Multidisciplinar composta por uma assistente social, uma psicóloga clínica, uma educadora social e uma terapeuta da fala, que irá atuar junto de alunos e das suas famílias, designadamente daqueles que revelem maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco ou gravemente violadores dos deveres do aluno ou ainda em situação de maior vulnerabilidade nesta fase de pandemia.