Câmara Municipal distribui “Kits Maior Idade” pela comunidade sénior

20 Maio 2020

Apostando numa política de proximidade, a Câmara Municipal de Ílhavo tem distribuído, junto da comunidade sénior, “Kits Maior Idade” com o objetivo de reforçar o seu papel no envelhecimento participativo. Desde o início do mês de maio já foram entregues cerca de 220 Kits, contemplando mais de 150 seniores do Município de Ílhavo.

Estes “Kits Maior Idade" são gratuitos e personalizados para abranger diferentes grupos, sendo estruturados por três públicos. O primeiro "Kit Maior Idade - Casa" é dirigido às pessoas idosas que vivem no seu domicílio, tendo sido entregues mais de 115, constituídos por exercícios de estimulação cognitiva (quebra-cabeças, palavras cruzadas e advinhas), suportes de informação (por exemplo, receitas de culinária), projetos artísticos (peças de teatro, propostas de escrita criativa ou artes plásticas) e, ainda, propostas agrícolas com a distribuição de diversas sementes.

O segundo "Kit Maior Idade - Instituição" é dirigido aos idosos das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. Neste caso, foram já entregues mais de 95 unidades constituídas por um conjunto de exercícios de estimulação e desafios como propostas de trabalho entre técnicos e seniores. Por último, o terceiro "Kit Maior Idade - Demência", elaborado pela Associação Alzheimer Portugal, contém cadernos com atividades dirigidas, tendo sido entregues mais de 10.

Nesta campanha porta a porta, a Câmara Municipal conta com a parceria da Guarda Nacional Republicana na realização de visitas conjuntas às pessoas idosas, especialmente aquelas que vivem sozinhas.

Este projeto complementa outros, agora desenvolvidos em fase de pandemia, como a Linha de Apoio Psicológico (n.º de telefone 234 329 649), com uma rede alargada de voluntários/as voluntárias do ISCIA, que contactam regulamente os idosos, bem como o programa publicado no facebook “Estamos Aqui”.

Para residentes no Município de Ílhavo, as solicitações devem ser efetuadas por contacto telefónico para o 234 329 636. No caso dos não residentes, a partir de junho, poderão ter acesso aos "Kits" através do site da Câmara Municipal de Ílhavo em www.cm-ilhavo.pt.