Câmara Municipal de Ílhavo inicia desinfeção de Espaços Públicos no Município

20 Março 2020

A Câmara Municipal de Ílhavo e a SUMA iniciam, a 21 de março, a desinfeção dos espaços públicos no Município e apelam, mais uma vez, ao cumprimento do correto acondicionamento dos resíduos domésticos, durante a fase de mitigação e combate ao surto pandémico da COVID-19.
A Autarquia assegura que todos os serviços prestados pela SUMA estão a ser mantidos, e alguns intensificados, como é o caso da lavagem e desinfeção de arruamentos públicos, nomeadamente: junto ao Centros de Saúde e Extensões de Saúde; Equipamentos e Serviços Públicos, como as Juntas de Freguesia; acessos aos Supermercados, Farmácias e Padarias, entre outros; bem como a higienização de papeleiras, contentores e bancos de jardim.
A Câmara Municipal apela à população que adote cuidados reforçados no acondicionamento de resíduos sólidos urbanos, nomeadamente, o fecho correto dos sacos de lixo e, aquando da sua deposição nos contentores, assegurarem que os mesmos ficam fechados, evitando-se a deposição de lixo no chão junto aos contentores e ecopontos.
Relativamente aos resíduos de grandes dimensões, vulgarmente chamados de monos e monstros, a Autarquia solicita que sejam continuadas as boas práticas para a gestão destes resíduos e que não sejam abandonados na via pública.
O pedido de agendamento para as recolhas, que se realizam, semanalmente, às quartas-feiras, deve ser efetuado para a SUMA, via telefone 234325549 ou via e-mail para ilhavo@suma.pt.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, alerta para a «relevância destes comportamentos que são de vital importância e requerem a colaboração e civismo de todos os cidadãos e entidades, por forma a ser possível mantermos a salubridade nos espaços públicos do Município de Ílhavo e contribuirmos para a garantia da saúde pública».