Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo promove o dia Dia Aberto de fevereiro

Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo promove o dia Dia Aberto de fevereiro
11 Fevereiro 2020

O recém inaugurado espaço de ciência, inovação e tecnologia da Câmara Municipal – Estaleiro: Estação Científica de Ílhavo - vai promover, no sábado, dia 15 de fevereiro, entre as 10h00 e as 17h00, o seu primeiro dia aberto com um conjunto de atividades programadas para serem experimentadas em família.

As portas do Estaleiro abrem-se às 10h00 com a atividade “Ciência na ponta dos dedos”, que ensina como animar um boneco, fazer um jogo ou contar uma história através Pensamento computacional, lógica, matemática. Às 11h00 a manhã fica completa com “Origamis Dinâmicos”, onde a modelação, geometria e arte darão vida ao papel.

No período da tarde, o projeto de gastronomia molecular, “Gelado Quente”, faz magia com a produção de gelado através da agitação, ocupando a “Messe” do Estaleiro, às 15h00. O Dia Aberto encerra, às 16h00, com a iniciativa “Dá motor ao marcador” que projeta a criatividade para a vertente da mecânica e tecnologia.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória que pode ser efetuada através do email estaleiro@cm-ilhavo.pt.

O Estaleiro tem como principal objetivo a promoção da divulgação científica, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional, despertando o interesse pelos fenómenos científicos que nos rodeiam através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, da robótica e da programação.

Com enfoque na comunidade escolar, tendo, no entanto, uma vertente direcionada também para a comunidade em geral, o Estaleiro, assume-se como uma inovadora oferta no âmbito do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI), apresentando ainda uma forte componente de ligação à história local, em particular à longa tradição marítima da pesca de Bacalhau, ao fabrico de pão, nomeadamente, das padas de Vale de Ílhavo, e, ainda, à produção das Porcelanas da Vista Alegre.

Em termos gerais, a estruturação das salas está pensada de forma a integrar conteúdos do património cultural e a valorizar o contexto local, permitindo aos utilizadores explorar conteúdos das ciências em geral enquanto redescobrem o património cultural do Município de Ílhavo.