Parlamento dos Jovens estimulou participação cívica de 135 jovens do Município

17 Janeiro 2020

A Câmara Municipal de Ílhavo associou-se ao projeto Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que contou com a presença de cerca de 135 jovens, repartidos por três sessões.

Com o objetivo de educar para a cidadania, a Câmara Municipal promoveu, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Município, uma sessão temática sobre o tema “Violência Doméstica no Namoro”, incentivando à reflexão, ao debate e ao desenvolvimento das capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias.

Esta sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, da Presidente da Assembleia Municipal, Maria Fernanda Gomes Cravo, do Vereador do Pelouro da Educação e Juventude, Tiago Lourenço, da Assistente Social no Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica (Cáritas Diocesana de Aveiro), Delcia Pereira, e do Psicólogo do Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal de Ílhavo, Nuno Craveiro.

O Presidente e o Vereador da Câmara Municipal realçaram a importância destas iniciativas como motor essencial para incentivar os jovens à participação cívica e à aproximação à política, contribuindo para a resolução de questões que afetam o presente e o futuro.

Além disso, nos dias 13 e 15 de janeiro, no mesmo espaço municipal, a Câmara Municipal acolheu duas sessões de escola do Parlamento dos Jovens, com a mesma abordagem temática. Da responsabilidade do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, estes dois momentos serviram igualmente para o apuramento das listas vencedoras e dos representantes das escolas para a Sessão Distrital e Regional que decorrerão no mês de março.

O programa culmina com a realização das duas sessões nacionais na Assembleia da República durante o mês de maio.