Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Parlamento dos Jovens estimulou participação cívica de 135 jovens do Município

Parlamento dos Jovens estimulou participação cívica de 135 jovens do Município
17 Janeiro 2020

A Câmara Municipal de Ílhavo associou-se ao projeto Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que contou com a presença de cerca de 135 jovens, repartidos por três sessões.

Com o objetivo de educar para a cidadania, a Câmara Municipal promoveu, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Município, uma sessão temática sobre o tema “Violência Doméstica no Namoro”, incentivando à reflexão, ao debate e ao desenvolvimento das capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias.

Esta sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, da Presidente da Assembleia Municipal, Maria Fernanda Gomes Cravo, do Vereador do Pelouro da Educação e Juventude, Tiago Lourenço, da Assistente Social no Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica (Cáritas Diocesana de Aveiro), Delcia Pereira, e do Psicólogo do Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal de Ílhavo, Nuno Craveiro.

O Presidente e o Vereador da Câmara Municipal realçaram a importância destas iniciativas como motor essencial para incentivar os jovens à participação cívica e à aproximação à política, contribuindo para a resolução de questões que afetam o presente e o futuro.

Além disso, nos dias 13 e 15 de janeiro, no mesmo espaço municipal, a Câmara Municipal acolheu duas sessões de escola do Parlamento dos Jovens, com a mesma abordagem temática. Da responsabilidade do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, estes dois momentos serviram igualmente para o apuramento das listas vencedoras e dos representantes das escolas para a Sessão Distrital e Regional que decorrerão no mês de março.

O programa culmina com a realização das duas sessões nacionais na Assembleia da República durante o mês de maio.