Câmara Municipal vai investir 599.010 euros na reabilitação do Navio-Museu Santo André

22 Novembro 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a abertura de concurso público para aquisição de serviços de beneficiação e reparação do Navio-Museu Santo André, polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, tendo como objetivo garantir a sua manutenção, requalificação e melhoria das condições de segurança para as visitas.

O processo de concurso tem como valor-base 599.010 euros e incidirá sobre a reabilitação da estrutura do navio, como os porões, áreas de alojamento, parque do guincho de pesca, casa das máquinas, balustrada exterior, convés, mastros e ponte, para além da pintura total, docagem e alagem, e renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio, entre outros. Esta intervenção tem um prazo de execução de 3 meses.

Este processo de concurso é parte integrante de uma requalificação mais alargada do Navio-Museu que prevê, também, a recriação da identidade museológica, tirando partido de novos meios de exibição expositiva. O objetivo é revitalizar essa identidade do Navio-Museu Santo André, com foco na “user experience” dos visitantes, criando uma experiência sensorial que remete para o passado e aproxima as pessoas às memórias das aventuras dos pescadores na Faina Maior, incluindo processos de acessibilidade inclusiva.

A intervenção prevista no projeto "Navio-Museu Santo André: Museografia, Beneficiação e Reabilitação” é cofinanciada a 85% no âmbito do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (DLBC Região de Aveiro), Mar2020, Portugal2020 e UE através do FEAMP".

Para aceder aos documentos do concurso público, clique aqui.