Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Projeto Municipal "Se esta rua fosse minha…" envolve a comunidade na descoberta do património toponímico

Projeto Municipal "Se esta rua fosse minha…" envolve a comunidade na descoberta do património top...
20 Novembro 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo iniciou, em 2018, uma intensa pesquisa sobre os topónimos das quatro freguesias do Município, recolhendo informação sobre a História, assim como curiosidades inerentes a cada rua, beco, praça, ponte e outros, num trabalho desenvolvido pelo Centro de Documentação de Ílhavo (CDI).

“Se esta rua fosse minha…” tem como principal objetivo recolher informação sobre a toponímia, envolvendo a comunidade de forma transversal, integrando-a, potenciando o reconhecimento do território e estimulando o apego às raízes.

Esta recolha de informação vai permitir ir muito além da mera compilação do conhecimento. Vai permitir transformá-la e materializá-la em produtos técnicos, educativos, culturais e turísticos para o Município de Ílhavo, em total sincronia com a sua identidade, vinculando-a e projetando-a. Neste âmbito, estão a ser consultadas fontes arquivísticas e bibliográficas e a própria comunidade que vai complementando e dando o seu contributo através de testemunhos, fotografias e objetos que identificam e caracterizam os topónimos.

Para realizar este projeto, o CDI conta ainda com vários parceiros, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré e os três Agrupamentos de Escolas do Concelho. Todo o conhecimento adquirido será assim absorvido, transformado e devolvido à comunidade com valor acrescentado, fazendo com que os “arquivos saiam da caixa” e vão ao encontro do público, como é habitual nas ações da Câmara Municipal.

 

Participe neste projeto. Fale-nos da sua rua, conte-nos as suas histórias, memórias e curiosidades... quem foi a pessoa que lhe deu nome...

Partilhe as suas fotos e ajude-nos a imortalizar a nossa terra!

Mais informações: Centro de Documentação de Ílhavo pelo e-mail cdi@cm-ilhavo.pt ou 234 092 496.