Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

“Ílhavo Wi-Faina… apanha a rede” disponível em diversos pontos do Município

“Ílhavo Wi-Faina… apanha a rede” disponível em diversos pontos do Município
27 Setembro 2019

Após um período experimental que decorreu durante o mês de agosto, a Câmara Municipal de Ílhavo disponibiliza definitivamente, em diversos locais do município, um acesso público a rede wi-fi.
A rede municipal de acesso livre e gratuito à Internet, sustentada no projeto “Ílhavo Wi-Faina… apanha a rede”, conta com vários pontos distribuídos pelas quatro Freguesias do Município, resultado de um investimento de 44.000 euros, realizado no âmbito do projeto “Município de Ílhavo: Destino Turístico Inteligente” que tem o cofinanciamento da Turismo de Portugal.
Com este projeto, a Câmara Municipal de Ílhavo pretende dotar os principais pontos turísticos e de maior afluência do Município com acessos wi-fi, públicos e gratuitos, à Internet.
Não obstante a dimensão do desafio, os seus potenciais custos e o nível atual de maturidade das tecnologias, o Executivo, cumprindo um dos compromissos eleitorais assumidos em 2017, pretende elevar e potenciar o bem-estar dos munícipes, bem como posicionar o Município de Ílhavo no pelotão da frente da qualidade de vida nacional, através de soluções diferenciadoras e tecnologicamente evoluídas.

O acesso à rede é bastante simples e intuitivo. O ecrã de entrada na rede “Ílhavo Wi-Faina” obriga a responder a duas questões específicas, apenas para fins estatísticos na vertente turística, pré-configuradas pela Turismo de Portugal. Além disso, carece ainda de um registo perfeitamente aleatório e sem necessidade de reconfirmação. Por uma questão de universalidade e equidade a rede obriga a novo acesso após cada 5 horas de ligação.

Integra ainda a rede wi-fi livre do Município de Ílhavo a rede “PASMO”. Este recurso tecnológico é um projeto de Investigação e Desenvolvimento promovido pelo Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, cofinanciado pelo CENTRO2020 e PORTUGAL2020, através do FEDER, sendo a Câmara Municipal de Ílhavo entidade parceira.

 

Pontos e áreas de acesso “Ílhavo Wi-Faina”

Praia da Costa Nova
Mercado municipal - calçada Arrais Ançã
Cais Criativo
Principais acessos às praias (rede PASMO)
Clube de Vela (rede PASMO)
Cais dos Pescadores (PASMO)

Praia da Barra
Entrada molhe sul (rede PASMO)
Largo do Farol (rede PASMO)
Mercado municipal (rede PASMO)

São Salvador
Casa da Cultura de Ílhavo e Praça
Museu Marítimo de Ílhavo
Jardim Henriqueta Maia
Junto ao Laboratório de Artes Teatro da Vista Alegre

Gafanha da Nazaré
Jardim Oudinot (zona central)
Jardim 31 de Agosto

Gafanha da Encarnação
Largo da Bruxa

Gafanha do Carmo
Largo da Igreja