Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Ílhavo acolheu workshops da 'Estratégia Nacional do Mar 2020-2030'

Ílhavo acolheu workshops da 'Estratégia Nacional do Mar 2020-2030'
16 Julho 2019

O Município de Ílhavo acolheu, hoje, no PCI, a realização de dois workshops que integram o ciclo de debates e apresentação de contributos para a definição da Estratégia Nacional do Mar, direcionados para as temáticas da “Pesca e Transformação do Pescado” e da “Aquicultura e Segurança Alimentar”.

A abertura dos trabalhos contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

Na sessão de boas-vindas ao Município, Fernando Caçoilo, focou a importância que a economia do mar tem para Portugal e, muito em particular, para Ílhavo, «que tem o Mar como Tradição», bem como a necessidade do país voltar a “olhar para o mar” como um desígnio nacional, como um fator de crescimento económico, que permita potenciar um desenvolvimento sustentado.

Para além da vertente económica, da investigação, das pescas, do turismo, do ambiente, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, deixou ainda um desafio à Ministra do Mar, ao Governo e aos vários agentes relacionados com a questão marítima: «o país tem que voltar a ter uma aposta clara e significativa na indústria naval, tal como o teve em tempos idos e que foi a verdadeira alavanca da economia do mar, garantido a sua sustentabilidade. Não faz sentido haver uma economia do mar sem navios».