Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Inaugurado o mais moderno Centro Escolar do Município de Ílhavo

Inaugurado o mais moderno Centro Escolar do Município de Ílhavo
24 Abril 2019

Construído de raiz, com um investimento perto de 1,3 milhões de euros e garantido o financiamento dos Fundos Comunitários do Centro2020, o Centro Escolar da Gafanha de Aquém, abriu, ontem, as suas portas para o primeiro dia de aulas e para a cerimónia oficial de inauguração.

Este equipamento escolar foi projetado e construído com todas as referências energéticas e ambientais que o qualifica como Classe A, com capacidade para 125 crianças nas valências do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (4 salas), biblioteca, áreas para expressão artística, espaços de lazer e desporto, horta pedagógica, para além de um conjunto de equipamentos educativos que o tornam um edifício da nova geração.

Na abertura da sessão de inauguração, o Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, reforçou a importância da obra agora concluída, lembrando «que a falta de condições da antiga escola era um quadro preocupante e que limitava a ação dos professores, funcionários e alunos» e que «esta é uma Escola de excelência para o Município e que irá prestar um melhor serviço educativo». Mas por mais elogios que se possam fazer ao novo Centro Escolar, Tiago Lourenço, não quis deixar de referir que é importante «ter consciência que as paredes só por si não fazem nada e que a parte humana é fundamental, não restando dúvidas que, conjugados todos estes fatores, agora há uma motivação extra».

Acompanhado nesta cerimónia também pela vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro2020, Isabel Damasceno, e pela Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Cristina Gonçalves, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, destacou o «resultado final de um projeto concebido e projetado pela Autarquia, com o empenho das várias equipas técnicas municipais, com a participação efetiva e permanente dos docentes, auxiliares e da Associação de Pais, que faz desta nova Escola uma experiência piloto, em todas as áreas educativas, pedagógicas e estruturais».

Foi neste sentido que Fernando Caçoilo, não menosprezando todo o parque escolar do Município de Ílhavo, diferenciou o Centro Escolar da Gafanha de Aquém como «o mais moderno, mais bem equipado e mais preparado para as funções educacionais das crianças».
Como reforço deste importante momento na área da Educação no Município de Ílhavo, importa referir que, de forma inédita, a inauguração coincidiu com o hastear de Bandeira Verde Eco-Escola, sendo este Centro Escolar o primeiro a receber a distinção ambiental no dia da sua abertura.

Quanto à antiga escola, a Autarquia irá proceder a um processo de reabilitação que permitirá alojar algumas Associações.