CMI foi anfitriã do 1.º Mini Encontro de Utilizadores ESRI Portugal

27 Março 2018

O Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre foi o local escolhido pela Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria com a ESRI Portugal, para acolher, na passada semana, o 1º Mini Encontro de Utilizadores ESRI.
Esta iniciativa, ”SIG na administração local”, contou com a presença de cerca de uma centena de técnicos e pretendeu ser um espaço de reflexão e partilha de experiências das autarquias de como os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) contribuem para uma gestão mais eficiente nos municípios.

O encontro teve a presença na sessão de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que destacou as marcas identitárias do Município e a importância do SIG como ferramenta para apoio à gestão complexa da multiplicidade de dinâmicas que se cruzam no território, para além de deixar o convite expresso a todos os participantes para visitarem e melhor conhecerem Ílhavo, já que muitos dos presentes, tal como a iniciativa, deslocaram-se a esta região pela primeira vez.

Este enfoque no inédito do evento foi igualmente sublinhado por Rui Sabino, Administrador Delegado da empresa, realçando o facto da ESRI Portugal ter tido em Ílhavo a sua estreia no que é considerada uma nova abordagem que se pretende mais descentralizada, logo, mais próxima dos utilizadores.

A manhã desta ação de formação seria preenchida pelas apresentações de dois casos de estudo, dos quais se destaca o da Câmara Municipal de Ílhavo, exposto pela técnica da autarquia Juliana Lopes, realçando a evolução do SIG na Câmara, tendo por enquadramento as diversas áreas de atuação enquanto ferramenta de trabalho transversal a toda a estrutura municipal, culminando com um olhar para o futuro do mesmo.
O caso da Câmara Municipal de Matosinhos, foi apresentado pela técnica Elsa Severino que sucintamente abordou as várias aplicações informáticas (de utilização interna e externa) desenvolvidas e a expansão do SIG a todos os serviços da Câmara Municipal de Matosinhos.

A segunda parte do evento constou de dois workshops (ArcGIS Pro e Survey 123 para ArcGIS), ligados à aplicação de produtos SIG que permitem, entre outros, criar e apresentar, de forma inovadora, a informação geográfica e novas construções de processamento de dados em solução digital que se adequa à utilização em ambientes diversos, dentro e fora do escritório.

Veja o vídeo da ESRI onde apresenta o caso de sucesso do Município de Ílhavo no âmbito dos SIG aqui.