Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

CMI foi anfitriã do 1.º Mini Encontro de Utilizadores ESRI Portugal

CMI foi anfitriã do 1.º Mini Encontro de Utilizadores ESRI Portugal
27 Março 2018

O Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre foi o local escolhido pela Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria com a ESRI Portugal, para acolher, na passada semana, o 1º Mini Encontro de Utilizadores ESRI.
Esta iniciativa, ”SIG na administração local”, contou com a presença de cerca de uma centena de técnicos e pretendeu ser um espaço de reflexão e partilha de experiências das autarquias de como os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) contribuem para uma gestão mais eficiente nos municípios.

O encontro teve a presença na sessão de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que destacou as marcas identitárias do Município e a importância do SIG como ferramenta para apoio à gestão complexa da multiplicidade de dinâmicas que se cruzam no território, para além de deixar o convite expresso a todos os participantes para visitarem e melhor conhecerem Ílhavo, já que muitos dos presentes, tal como a iniciativa, deslocaram-se a esta região pela primeira vez.

Este enfoque no inédito do evento foi igualmente sublinhado por Rui Sabino, Administrador Delegado da empresa, realçando o facto da ESRI Portugal ter tido em Ílhavo a sua estreia no que é considerada uma nova abordagem que se pretende mais descentralizada, logo, mais próxima dos utilizadores.

A manhã desta ação de formação seria preenchida pelas apresentações de dois casos de estudo, dos quais se destaca o da Câmara Municipal de Ílhavo, exposto pela técnica da autarquia Juliana Lopes, realçando a evolução do SIG na Câmara, tendo por enquadramento as diversas áreas de atuação enquanto ferramenta de trabalho transversal a toda a estrutura municipal, culminando com um olhar para o futuro do mesmo.
O caso da Câmara Municipal de Matosinhos, foi apresentado pela técnica Elsa Severino que sucintamente abordou as várias aplicações informáticas (de utilização interna e externa) desenvolvidas e a expansão do SIG a todos os serviços da Câmara Municipal de Matosinhos.

A segunda parte do evento constou de dois workshops (ArcGIS Pro e Survey 123 para ArcGIS), ligados à aplicação de produtos SIG que permitem, entre outros, criar e apresentar, de forma inovadora, a informação geográfica e novas construções de processamento de dados em solução digital que se adequa à utilização em ambientes diversos, dentro e fora do escritório.

 

Veja o vídeo da ESRI onde apresenta o caso de sucesso do Município de Ílhavo no âmbito dos SIG aqui.