Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Câmara Municipal de Ílhavo apresenta cartaz para o Palco Mar do Festival do Bacalhau 2019

Expensive soul 1 1024 2500
14 Junho 2019

Entre os dias 7 e 11 de agosto todos os caminhos vão dar ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, para mais uma edição do Festival do Bacalhau.
Num evento onde o bacalhau é “rei”, o protagonismo é repartido, à noite, com cinco espetáculos musicais, programados para o Palco Mar, todos com entrada gratuita e marcados para as 22h00.

No dia da abertura, 7 de agosto, quarta-feira, a primeira banda a subir ao palco principal são os Expensive Soul.
“O Amor é Mágico” e “Que Saudade” foram dois dos muitos êxitos que levaram a sonoridade única dos Expensive Soul a fazer vibrar todo o país. Em 2019, Demo e New Max celebram 20 anos de carreira, com o lançamento do novo álbum, “Amar é que é preciso”, que promete continuar a seduzir gerações e a conquistar airplay nas rádios de norte a sul do país. Entretanto, a banda de soul portuguesa já está em digressão com as novas músicas, como “Limbo” e “Amar é que é preciso”.

A 8 de agosto, quinta-feira, assumem o protagonismo os “históricos” GNR, perto de completarem 40 anos de carreira.
Os GNR têm reafirmado o sucesso, perante multidões, em cada espetáculo que têm feito. Durante mais de uma hora e meia de concerto, a banda de Rui Reininho, Tóli Machado e Jorge Romão tocará inúmeros sucessos que todos conhecem, como “Dunas”, “Impressões Digitais”, “Efectivamente”, “Vídeo Maria”, “Morte ao Sol”, “Sub-16”, “Sangue Oculto”, “Pronúncia do Norte”, “Popless” e “Asas Eléctricas”.

A tradição, bem portuguesa, do Fado, cada vez mais presente no panorama musical nacional, traz, à entrada do fim de semana, no dia 9 de agosto, a voz de Raquel Tavares.
Com um timbre incrível e uma grande genuinidade, Raquel Tavares é uma das mais consistentes vozes do Fado contemporâneo. Em “Raquel”, o seu terceiro disco, o Fado continua a ser a sua essência, ainda que este trabalho seja marcado pela pulsação do presente, com uma coleção de canções produzida por Fred Pinto Ferreira, João Pedro Ruela e Tiago Bettencourt. Depois do sucesso de “Raquel”, lança "Roberto Carlos por Raquel Tavares”. O disco de homenagem a um dos maiores artistas de expressão portuguesa, que conta com as participações de Caetano Veloso e Ana Carolina, chegou a disco de platina.

No sábado, 10 de agosto, o Festival do Bacalhau volta a juntar, em palco, uma dupla improvável: Dino D’Santiago com a Orquestra Filarmónica Gafanhense.
Dino de D’Santiago, um dos mais recentes talentos da música portuguesa de raízes cabo verdianas, acerta agulhas com os instrumentos da Filarmónica Gafanhense para um concerto único e memorável. Nascido em Portugal, Dino D'Santiago é autor de hinos como "Nós Funaná", "Como Seria" e "Nova Lisboa". No seu álbum, "Mundu Nôbu", trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica com cunho de Lisboa. Tudo isso juntar-se-á aos instrumentos de sopro, piano, guitarra e percussão, dirigidos pelo maestro Henrique Portovedo.

A última noite do Festival, 11 de agosto, promete encher os corações de todos e trazer à memória sons da década de 80.
A superbanda Paião percorre o país para apresentar ao vivo o muito aclamado disco de estreia. Composto por dez temas, o álbum homónimo reflete a diversidade da obra de Carlos Paião e é uma homenagem ao músico e compositor ilhavense. Sem esquecer clássicos como “Play-back”, “Pó de Arroz” ou “Vinho do Porto”, o disco reúne ainda as canções menos conhecidas pelo público, como “Não há duas sem três” ou “Zero a zero”, conferindo-lhes novos ambientes e novas roupagens. O projeto Paião integra alguns dos nomes mais carismáticos do momento: João Pedro Coimbra (Mesa), Marlon (Os Azeitonas), Via, Jorge Benvinda (Virgem Suta) e Nuno Figueiredo (Virgem Suta, Ultraleve).

Além das tasquinhas de bacalhau e dos concertos, durante os cinco dias, de manhã à noite, haverá inúmeras ações para toda a família com uma programação que será divulgada brevemente.

 

Programa completo

Siga-nos na página de Facebook do Festival do Bacalhau

 

PALCO MAR

EXPENSIVE SOUL

7 agosto, quarta-feira, 22h00

GNR

8 agosto, quinta-feira, 22h00

RAQUEL TAVARES

9 agosto, sexta-feira, 22h00

DINO D’SANTIAGO com ORQUESTRA FILARMÓNICA GAFANHENSE

10 agosto, sábado, 22h00

PAIÃO

11 agosto, domingo, 22h00