Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Proteção Civil Municipal realizou simulacro no Museu Marítimo de Ílhavo

Simulacro 1 1024 2500
27 Março 2019

No Município de Ílhavo, o Dia Internacional da Proteção Civil, celebrado a 1 de março, estende as suas comemorações durante todo o mês de março, através da realização de várias ações de sensibilização e formação.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de Ílhavo realizou, ontem, durante a manhã, um Simulacro no edifício do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), tendo como cenário um incêndio na Unidade de Tratamento do Ar (UTA) do MMI, localizada na cobertura do Edifício, obrigando ao desenvolvimento das ações previstas na organização dos meios e recursos do dispositivo do Plano de Emergência Interno do MMI, nomeadamente a evacuação total das instalações durante a visita de um grupo de 16 utentes com mobilidade reduzida e 3 acompanhantes, do Lar de S. José.

Este simulacro, promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, contou ainda com a participação operacional dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (com 12 elementos e 5 viaturas), e da GNR (com 4 agentes e uma viatura).

A escolha do Museu Marítimo de Ílhavo para a realização deste simulacro teve como objetivo testar medidas de Emergência e Proteção Civil em edifícios públicos preconizadas no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Ílhavo, os procedimentos de emergência estabelecidos pelo Plano de Segurança do Museu e, ainda, capacitar os profissionais do MMI para possíveis situações reais de emergência, dando-lhes formação adequada.

No final do evento, realizou-se uma reunião balanço com os vários agentes de Proteção Civil e com os funcionários da Autarquia em funções no MMI envolvidos na iniciativa, perspetivando-se, no futuro, ações de melhoria de alguns dos procedimentos de segurança e/ou emergência.