Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Novo Posto Territorial da GNR de Ílhavo inaugurado esta sexta-feira

Novo Posto Territorial da GNR de Ílhavo inaugurado esta sexta-feira
29 Janeiro 2018

As novas instalações do Posto Territorial da GNR de Ílhavo serão inauguradas esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 11:00 horas, numa sessão pública que contará com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

 

O ato solene, aberto também à população, dará expressão prática ao protocolo de comodato já celebrado entre a Autarquia e a GNR por um período de 50 anos e que encerra todo o processo de requalificação e reabilitação do edifício da antiga EB1 da Senhora do Pranto.

 

A empreitada teve início a 19 de abril de 2016, dando origem à remodelação e reconversão da antiga Escola, num investimento de cerca de 470.000,00 euros, tendo a fase de projeto, igualmente adjudicado pela Câmara Municipal de Ílhavo, o valor de 30.715,00 euros.

 

A realização desta obra surgiu na sequência da assinatura de um protocolo inicial de Cedência da antiga Escola da Senhora do Pranto para instalação do Posto da GNR de Ílhavo, celebrado no dia 10 de abril de 2015 entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Guarda Nacional Republicana (GNR), que contou com a presença do então Secretário de Estado Adjunto Fernando Alexandre.

 

Esta foi a solução encontrada pela Câmara Municipal para os problemas de degradação que revelava o antigo edifício onde esteve instalado o Posto da GNR de Ílhavo, não reunindo as condições necessárias para o cumprimento da importante missão dos militares com a devida dignidade e qualidade que era exigível.

 

As instalações que serão agora inauguradas permitem à GNR de Ílhavo dar melhor continuidade às suas atribuições e competências no âmbito do sistema nacional de segurança e proteção dos cidadãos.

 

Cartaz