Arrancou a requalificação do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo

14 Maio 2019

A instalação dos andaimes e vedações, no dia 13 de maio, marcou o arranque da obra de requalificação do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo que culminará no futuro Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade ligada ao Mar e Loja Social, propiciando ainda espaço para a futura sede da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

Para segunda-feira, dia 20 de maio, está agendado o início dos trabalhos de demolição, altura em que serão implementados condicionamentos à circulação automóvel na zona envolvente, permitindo garantir a segurança de pessoas e bens.

Face à complexidade da empreitada, a Câmara Municipal de Ílhavo apela à compreensão de todos para os constrangimentos que uma obra desta envergadura poderá causar, na certeza de que os benefícios na fruição daquele espaço serão notórios e de extrema importância para toda a população.

Este projeto de reabilitação urbana, financiado pelos Fundos Comunitários do Portugal2020 (CENTRO2020) e adjudicado à empresa “Nível 20 – Estudos, Projetos e Obras”, representa um investimento de 1.429.728,00€ e terá um prazo de execução de 14 meses, enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Ílhavo (PEDU) e no Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU).

Como resultado final, o novo edifício irá permitir albergar espaços e equipamentos que preservem a cultura e a identidade do Município, inserindo-se no plano da requalificação urbana do centro de Ílhavo que contempla, também, a remodelação do Largo do Bispo (Jardim Henriqueta Maia) e a zona envolvente ao Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste.

Plano de Sinalização Temporária da Via Pública