Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

“Clichés, Aqui não!” leva a comunidade sénior ao palco da Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré

“Clichés, Aqui não!” leva a comunidade sénior ao palco da Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré
24 Abril 2019

É já no próximo domingo, dia 28 de abril, que as cortinas do palco da Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, se irão abrir para a estreia da peça de teatro "Clichés, Aqui Não!", uma organização da Câmara Municipal de Ílhavo contando com a participação de atores, cantores, bailarinos e costureiros da comunidade sénior.
Esta produção artística envolve, de forma direta, mais de 60 seniores dos grupos TeatralIdades, Figurinos D´Ouro e Espaços da Maior Idade, e pretende retratar a evolução do teatro ao longo dos tempos. Novas perspetivas e horizontes fizeram com que elementos outrora essenciais, como o “ponto” que soprava as palavras, entrassem em extinção e se perdessem no tempo.
A peça “Clichés, aqui não!” desenrola-se no ano de 1972 e reproduz a demanda de uma encenadora sob pressão, na luta por chegar a novos públicos e levar a companhia que representa avante. O único senão é que nesta companhia o produtor só pensa em dinheiro, os atores têm egos acentuados e a empregada de limpeza não é de ficar calada. A pressão é tanta que o risco não é medido e, para desagrado dos elementos mais conservadores, o “aceitável” entra em constante mutação.
Esta é uma peça cómica, com teatro musical à mistura, que vai pôr o público a refletir sobre a necessidade contínua de adaptação à mudança e do respeito por novas perspetivas, com encenação de Kelly Varella e a coreografia e música de Jonathan Margarido.

Mas nem só do palco e da representação ‘vive’ esta iniciativa artística. O projeto teve a preocupação de envolver o maior número de seniores, nas mais diferenciadas atividades.
É o caso de Beatriz Pires, uma das costureiras de ‘serviço’, que destaca a importância de poder participar através da criação de figurinos: "Eu não tenho jeito para a representação, quanto mais para o canto. Costurar é o que eu mais gosto de fazer na vida e é tão bom poder contribuir para este espetáculo, através daquilo que eu mais gosto de fazer".

"Clichés, Aqui Não!", entrará em cena dia 28 de Abril, pelas 17.00 horas, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré.
Os bilhetes estão disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.