Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

A 5.ª edição do Idolíadas - A Arte da Maior Idade arranca em fevereiro

Idoliadas 1 1024 2500
13 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo apresentou, hoje, na Casa da Cultura de Ílhavo (palco da final do concurso) a 5.ª edição do “Idolíadas - A Arte da Maior Idade”, com a perspetiva de transformar o evento num dos maiores concursos artísticos sénior do país que se irá desenvolver desde fevereiro até ao dia 25 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo.

O repto foi lançado às comunidades seniores das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Centros Dia e Apoio Domiciliário, que irão representar seis Municípios (Ílhavo, Vagos, Ovar, Oliveira do Bairro, Águeda, do distrito de Aveiro, e Mira, do distrito de Coimbra), esperando-se a participação no concurso de mais de 150 seniores e 25 entidades e instituições.

A Câmara Municipal de Ílhavo, entidade organizadora e promotora das Idolíadas, irá proporcionar às equipas (constituídas por 15 elementos, no máximo) vários workshops e formações que permitam desenvolver os projetos para o concurso, visitas a exposições e espetáculos gratuitos em diferentes áreas (teatro, música, dança e artes plásticas) e que irão ao encontro da criação artística das provas que irão realizar.
Os workshops e as formações irão abordar temáticas variadas, como a exploração de movimentos, iniciação ao teatro, dança criativa, técnicas na arte plástica, edição de imagem, orientação e aconselhamento artístico.

Nos cerca de quatro meses que antecedem a final do Idolíadas (25 de maio), as equipas, em cada Município, vão preparar as suas provas (cada equipa terá de apresentar uma prova de teatro, com uma duração máxima de 10 minutos ou música/dança com a duração entre 7 minutos, com tema livre); criar uma obra de arte plástica que, no dia da final, será votada pelo público e pelo painel de jurados; e, ainda, realizar um vídeo promocional de curta duração (90 segundos) subordinado ao tema "O Amor no Envelhecimento". Haverá igualmente uma prova do domínio da cultura geral, com perguntas na área da música e do conhecimento.