Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Programa Municipal de Bolsas de Estágios de Trabalho 2013/2014

Programa Municipal de Bolsas de Estágios de Trabalho 2013/2014
03 Abril 2013

O Executivo Municipal deliberou aprovar o Programa de Bolsas de Estágios de Trabalho (PMBET) 2013/2014. O Programa tem como principal objetivo contribuir para a integração dos Jovens desempregados do Município no mundo de trabalho, através da sua participação em projetos de formação prática em contexto de trabalho, complementando as qualificações anteriormente adquiridas.
O estágio, com duração de 12 meses consecutivos (início em julho de 2013), destina-se a cidadãos residentes no Município de Ílhavo há mais de um ano (preferencialmente com idades entre os 18 e os 30 anos), titulares de bacharelato ou licenciatura (nível IV e V) ou de comprovada aptidão profissional (nível III ou inferior) e que se encontrem à procura do primeiro emprego ou sejam desempregados à procura de um novo emprego.
O Programa de estágios desenvolve-se em 5 temáticas prioritárias: A – Educação, Cultura e Juventude; B – Qualificação Urbana e Ambiental; C – Desenvolvimento Empresarial e Emprego; D – Ação Social; E – Aposta no Mar e na Ria; sendo os estagiários acolhidos pela CMI, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Associações ou Empresas com sede, sucursal ou representação no Município de Ílhavo.
A dinamização de programas e de iniciativas que visam dar contributos para a formação humana, cívica e académica dos Jovens, aliada à realidade a que hoje assistimos, com o aumento do desemprego generalizado por todo o país, tem constituído uma das grandes apostas da CMI nos últimos anos.
Na edição 2013/2014 deste Programa serão admitidos o total de 6 estagiários. O período de candidaturas decorrerá até ao próximo dia 30 de abril de 2013.
O Executivo Municipal deliberou também aprovar o Relatório Resumo das Candidaturas ao PMBET, reconhecendo a importância da promoção deste tipo de programas junto dos Cidadãos.
Até ao momento, o PMBET teve um total de 305 candidatos, tendo sido admitidos para a entrevista de selecção 227 candidatos, sendo que 31 realizaram estágios. Relativamente às habilitações literárias e às áreas de formação, em todas as edições, os candidatos possuíam maioritariamente Licenciatura, destacando-se as Ciências Sociais, Ciências Económicas e Educação como as áreas com maior representatividade.

Proposta

Regulamento

Formulário de Candidatura - estagiários

Formulário de Candidatura - Entidades de Acolhimento