Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Programa Municipal de Bolsas de Estágio de Trabalho

27 Fevereiro 2008
O Executivo Municipal procedeu à aprovação do Regulamento do Programa Municipal de Bolsas de Estágio de Trabalho, com o principal objectivo de responder melhor às necessidades daqueles que têm dificuldade em aceder ao mercado de trabalho, bem como servir de apoio aos empregadores.
A dinamização de programas e de iniciativas que visam dar contributos para a formação humana, cívica e académica dos jovens do Município tem constituído, nos últimos anos, uma das grandes preocupações da Câmara Municipal de Ílhavo.
A criação de programas como o Programa Municipal de Bolsas de Estudo, o Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres ou o Programa Vocação, de iniciativas como as Oficinas Criativas ou as Jornadas da Juventude do Município de Ílhavo, de espaços e serviços como o Fórum Municipal da Juventude, o Serviço de Apoio à Formação e ao Emprego ou o Espaço Internet, visam precisamente materializar este importante objectivo, constituindo a grande adesão que, ano após ano, se tem verificado, a prova da sua relevância para os jovens do nosso Município.
Não sendo Ílhavo um Município particularmente fustigado pelo fenómeno do desemprego, como infelizmente acontece, de forma muito séria e preocupante, em outros Municípios do País e mesmo da Região, revela-se necessário, neste momento em particular, desenvolver um esforço maior por parte de toda a comunidade, com vista à criação de mais oportunidades para aqueles que, tendo concluído a sua formação escolar, desejam rapidamente ingressar no mercado de trabalho.
É com este objectivo em mente que se propõe a criação do Programa Municipal de Bolsas de Estágios de Trabalho, a dinamizar pela Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com outras entidades.
Os estágios decorrerão na Câmara Municipal de Ílhavo, em áreas e serviços a indicar anualmente, após aprovação de proposta em reunião do Executivo Municipal, e terão uma duração de 12 (doze) meses consecutivos
Os estágios poderão igualmente decorrer em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações ou empresas com sede, sucursal ou representação no Município de Ílhavo e com as quais a Câmara Municipal de Ílhavo venha a celebrar protocolo de cooperação para esse efeito.
O Regulamento do Programa Municipal de Bolsas de Estágio de Trabalho segue agora para a apreciação da Assembleia Municipal.