Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Jovens PMOTL 2018 recebem Certificados de Participação

Jovens PMOTL 2018 recebem Certificados de Participação
09 Setembro 2018

O Convés da Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, foi o espaço escolhido pela Câmara Municipal de Ílhavo para a sessão de entrega dos Certificados de Participação aos 89 jovens que fizeram parte do Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres de 2018 (PMOTL 2018), cerimónia que decorreu no dia 8 de setembro.

Durante os meses de Julho e Agosto os jovens tiveram a oportunidade de participar em diferentes projetos da Autarquia, como a Biblioteca de Praia, o Apoio à Infância e Terceira Idade, Animação de Espaços Lúdicos e Culturais, Apoio Administrativo, Educação Ambiental e Defesa das Florestas, Arquivo e outros patrimónios, e, ainda, a Maior Idade, com vivências e experiências distintas, interagindo e intervindo em diversos contextos, em contacto com a realidade profissional.

O PMOTL, dirigido a jovens entre os 16 e os 30 anos, é um Programa da Câmara Municipal de Ílhavo, suportado integralmente pelo Orçamento camarário e integrado no seu Plano de Atividades anual, e que possibilita aos participantes, durante os tempos livres nas férias de verão, uma melhor valorização pessoal para a formação da sua personalidade, um incremento do sentido de espírito de equipa e entreajuda, a par com um excelente exercício como complemento da sua formação académica

Na entrega dos certificados, o Vereador do Pelouro da Juventude, Tiago Lourenço, aproveitou para «dar os parabéns e agradecer aos jovens a sua participação no Programa, salientando a importância que cada um assume nos projetos em que participa. Projetos estes, que se tornam mais ricos pelos contributos que vão sendo deixados, mas que se espera que sejam também um marco no crescimento e desenvolvimento pessoal de cada um».
Em jeito de resposta, os jovens partilharam as suas experiências, contaram os desafios que tiveram de ultrapassar e de que forma foram significativos. Também alguns pais que marcaram presença aproveitaram para elogiar o Programa do Município, concretamente pelo modo como tem influenciado a forma de estar e o crescimento dos seus filhos.

Dirigindo-se ainda aos jovens presentes, Tiago Lourenço reforçou a intenção de criar o Conselho Municipal de Juventude até ao final de 2018, convidando os jovens a «ser ativos, críticos e participativos, dando os seus contributos para a existência de um Município mais jovem, dinâmico, crítico e atrativo».