Projeto Itinerante “Ciência em Movimento”

13 Maio 2013

No seguimento da parceria desenvolvida entre a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, envolvendo os 11 Municípios que a constituem, e a Fábrica da Ciência Viva de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo tem impulsionado a participação das Escolas de 1ºCiclo do Ensino Básico do Município no Projeto itinerante “Ciência em Movimento”.

A Fábrica da Ciência Viva de Aveiro/Universidade de Aveiro, numa aposta forte na divulgação e promoção da ciência, apresenta o projeto “Ciência em Movimento” composto por um conjunto de diversas atividades, como Oficinas Experimentais, Espetáculos para Comunicar Ciência, Exposições de Fotografia, Aventuras e Atividades Outdoor.

Estas atividades desenvolvem-se nos Estabelecimentos de Ensino e nos vários Equipamentos Educativos e Culturais disponíveis no Município, sendo que este projeto tem como público privilegiado os alunos do 3º ano de escolaridade, famílias e público em geral.

Este projeto tem a duração de 12 meses, sendo que desde março já se realizaram três Oficinas Experimentais – “Sítio dos Robôs” (11 março), “Faz a tua Pasta dos dentes” (15 de abril), “Há invertebrados à nossa volta!” (7 de maio) e um Espetáculo de Ciência – “Química por Tabela 2.0” (18 de abril), tendo envolvido mais de 1300 Crianças neste primeiro trimestre.

A implementação deste projeto tem corrido de forma muito positiva, encontrando-se já agendadas um conjunto de atividades muito aliciantes e divertidas no âmbito desta parceria.