Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dia Mundial da Criança com atividades ambientais e culturais no Museu Marítimo de Ílhavo

Dia Mundial da Criança com atividades ambientais e culturais no Museu Marítimo de Ílhavo
28 Maio 2019

O dia 1 de junho vai ser um dia em cheio! Teatro de marionetas, oficinas, cinema de animação, hora do conto, visitas especiais, insufláveis, uma rádio divertida e muito mais. São estas algumas das propostas para o Dia Mundial da Criança, em Ílhavo, que este ano se comemora em família, no Museu Marítimo de Ílhavo, sob o mote da proteção dos oceanos.
De manhã à noite, haverá diferentes atividades a decorrer, sempre com a preocupação de sensibilizar os mais novos para a preservação da vida marinha. Todas as ações são gratuitas e algumas requerem inscrição.

No espaço envolvente ao Museu as crianças encontrarão bons motivos de diversão com a piscina de barcos, o simulador de surf e a pintura de uma viatura, cedida pelo concessionário MCoutinho, com motivos alusivos ao Dia Mundial da Criança.
No interior, as atividades arrancam às 10h00 com duas oficinas: uma de modelismo, “Constrói o teu Dóri”, orientada pela TEAM e outra, na vertente ambiental, sob a temática do Plástico nos Oceanos, “Plasticus Maritimus”, da responsabilidade de Ana Pêgo.
Destaque ainda, às 10h30, para uma visita especial ao MMI, na qual pode ser observado o mergulho de um técnico que irá alimentar os Bacalhaus e tratar do Aquário.
O período da manhã encerra, às 11h30, com o Teatro de Marionetas, “Plastikus”, pela Associação Cultural KRISÁLIDA. Este espetáculo retrata a vida de Ondina junto às ondas do mar e a forma como vai substituindo, nas suas brincadeiras, os seixos e a espuma marítima pelos objetos plásticos que, cada vez mais, surgem do oceano.

Depois do almoço, a partir das 14h00 volta a ser possível participar nas oficinas “Constrói o teu Dóri” e “Plasticus Maritimus”, às quais se acrescentam outras duas relacionadas com culinária para crianças, promovidas pelas empresas AlgaPlus e Horta da Ria.
A tarde tem ainda motivos mais que suficientes para que este Dia Mundial da Criança fique na memória daqueles que se desloquem ao Museu Marítimo de Ílhavo.
Quem não gostaria de realizar o filme da sua vida? Até mesmo os mais pequenos. Às 14h30, 10 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos (acompanhadas de um adulto) podem participar na Oficina de Cinema de Animação e experimentarem a sensação de serem realizadores por um dia, criando cenários e personagens para uma história que mergulha até ao fundo dos oceanos.
A terminar a tarde, às 17h00, é lançado o desafio às famílias para formarem equipas e participarem num quizz (jogo de perguntas e respostas) relacionado com a temática marítima. O “Dr. Why” fica a aguardar pelos mais rápidos e certeiros.
Este Dia Mundial da Criança reserva ainda uma estreia: João Manuel Ribeiro vai inaugurar oficialmente a Rádio Tropelias & Companhia, a telefonia d’A Casa do João. Esta vai ser uma Web Rádio para crianças, adolescentes e jovens (dos 7 aos 15) que poderão intervir diretamente na seleção musical da emissão, entre as 15h00 e as 17h00. Para esta estreia conta-se com a participação de todas as crianças e pais que, nesse dia, visitem o Museu Marítimo de Ílhavo.
Ao final do dia apagam-se as luzes às 21h30, iniciando-se a Noite no Museu para as crianças que irão dormir com os bacalhaus.

Programa completo aqui.