Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dia Mundial da Criança: “Proteção dos Oceanos” é o mote para levar as Famílias ao Museu Marítimo de Ílhavo

Dia Mundial da Criança: “Proteção dos Oceanos” é o mote para levar as Famílias ao Museu Marítimo de Ílhavo
22 Maio 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo apresenta uma proposta inovadora para as crianças e famílias celebrarem o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho.
O Museu Marítimo de Ílhavo abre as suas portas para acolher um diversificado programa de atividades relacionadas com o ambiente, nomeadamente a “Proteção dos Oceanos”, permitindo às famílias a comemoração deste dia com uma dinâmica diferente e inédita no Município.

Vai ser um dia bastante preenchido com um teatro de marionetas, yoga para famílias, bebeteca, oficinas, cinema de animação, hora do conto, visitas especiais, simulador de surf, handboats em piscina insuflável, uma rádio divertida, “dormir com os Bacalhaus” e muito mais.

Esta opção da Autarquia em celebrar, com atividades para toda a família, este importante dia para os mais novos, segundo o Vereador dos Pelouros da Educação, Desporto e Juventude, Tiago Lourenço, tem como objetivo «aproveitar a sensibilidade que as crianças têm, hoje, para as questões relacionadas com as temáticas ambientais, nomeadamente, a poluição dos oceanos, proporcionando-lhes, neste Dia Mundial da Criança, uma experiência diferente em família. Abrimos as portas do Museu Marítimo de Ílhavo para que possam desfrutar de um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, igualmente divertidas, sendo uma clara alternativa ao que normalmente se oferece neste dia».

A aposta da Câmara Municipal neste formato de celebração do Dia Mundial da Criança tem ainda a particularidade de refletir um trabalho ambiental muito vasto que é realizado ao longo do ano letivo com as Escolas e Instituições de Solidariedade Social do Município e permitir às crianças e às famílias uma outra forma de ver e conhecer o Museu Marítimo de Ílhavo.

 

PROGRAMA

1 de junho | Museu Marítimo de Ílhavo

Tema: Proteção dos Oceanos

Público-alvo: famílias

Gratuito


Todo o dia
- Dia Aberto 10h00~18h00
- Piscina de barcos e Simulador de surf

10h00/14h30
Oficina de modelismo “Constrói o teu Dóri”

O dóri, pequena embarcação da pesca do bacalhau à linha, que corajosamente enfrentava o Atlântico Norte, será recriada num modelo simples.
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos acompanhadas por um máximo de dois adultos
Limitado a 6 crianças por sessão | 60 min.
Conceção: TEAM (Truques & Engenhocas Associação Modelismo)
Inscrições: 234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

10h00~12h30 - 14h00~16h00
Oficina Plasticus Maritimus

Quando vamos à praia é costume encontrar um ouriço do mar, uma lapa, um cavalo marinho ou até um ovo de tubarão… mas ultimamente, tem aparecido uma espécie muito estranha que não devia estar ali. O que será? Como é que foi ali parar? Através de coleções criadas à beira mar, vamos investigar estas espécies e criar seres extravagantes.
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos acompanhadas por dois adultos.
Conceção: Ana Pêgo

 

10h00
Yoga para famílias no Aquário dos Bacalhaus

O Aquário dos Bacalhaus será o cenário de uma sessão de yoga especial para pais e filhos

Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos acompanhadas por um adulto
Limitado a 16 pessoas (8 crianças e 8 adultos) | 60 min.
Inscrições: 234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

10h30
Bebeteca

”Viva o Peixinho”, de Lucy Cousins
Para os bebés/crianças pequenas, um livro não está diretamente relacionado com as palavras que o mesmo pode conter, podendo significar apenas um brinquedo diferente, um objeto do dia-a-dia, que lhe permite estabelecer interação com o adulto e desta forma explorar e conhecer o mundo à sua volta. Nesta edição especial da Bebeteca, a Biblioteca Municipal de Ílhavo transfere-se para o navio Faina Maior, onde se explora os livros, com os seus contos, rimas, lengalengas e músicas infantis.
Famílias com bebés/crianças de idade compreendida entre os 6 meses e os 3 anos

 

10h30
Visita especial Mergulhador por um dia

A visita “Mergulhador por um dia” revela as particularidades desta profissão tão importante para o funcionamento do Aquário dos Bacalhaus. O mergulhador mostra as diferentes partes do seu equipamento, explica como funciona o Aquário, quais as técnicas de mergulho e como se realiza a alimentação dos bacalhaus, para além de muitas curiosidades sobre este peixe. No final, os participantes assistem à alimentação dos bacalhaus.
Para todas as idades
Limitado a 25 pessoas | 60 min.
Inscrições: 234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

11h30/16h00
Plastikus – Teatro de Marionetas

Ondina vive junto às ondas do mar, onde elas rebentam e enchem de espuma a praia. Durante muitos e muito anos, apenas a espuma banhava a areia da praia. E era aí que Ondina brincava com os seixos e com a espuma do mar. Mas novos objetos com sons, cores e formas extraordinárias surgiram na sua vida e Ondina gostava de brincar com eles. Pareciam uma nova espécie muito amigável e tão prestável que, devagarinho, se foram entranhando na sua vida. Quanto mais se entranhavam, mais ela precisava deles e sem dar por isso, o PLASTIKUS tornou-se absolutamente indispensável. E, assim cresceu, cresceu, cresceu na sua vida e Ondina rapidamente descobriu que ele estava por todo o lado! Por todo o lado mesmo!
M/3
Limitado a 180 pessoas | 45 min.
KRISÁLIDA Associação Cultural

 

14h30
Oficina de cinema de animação

Recordando as primeiras técnicas utilizadas no cinema, a oficina pretende oferecer aos mais novos uma experiência de um realizador(a) de cinema, criando cenários e personagens para uma história do fundo dos oceanos.
Crianças dos 6 aos 10 anos acompanhadas por um adulto
Limitado a 20 pessoas (10 crianças e 10 adultos) | 60 min.
Inscrições: 234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

15h00
Visita especial: Os segredos das reservas

As Reservas do MMI são um imenso armazém de objetos, artefactos e obras de arte que traduzem camadas sedimentares, fases e faces da vida de um Museu, que se se tornou cada vez mais marítimo e que se projeta no futuro. Entre os tesouros que ali se guardam, destaca-se, por exemplo, a coleção das miniaturas de embarcações e as primeiras peças que integraram o espólio do futuro Museu Municipal de Ílhavo, doadas, na sua maioria, entre 1930 e 1936. Visitar as reservas do MMI e ver estas velhas novidades é um privilégio a não perder.
Para todas as idades
Limitado a 15 pessoas | 60 min.
Inscrições: 234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

15h00
Oficina Culinária com AlgaPlus e Horta da Ria

As famílias são convidadas a realizar diferentes propostas de culinária com base nos recursos que o mar nos pode oferecer e desta forma, perceber como o podemos proteger
Para todas as idades
Limitado a 20 pessoas | 60 min.

 

15h00~17h00
Direto Dia Mundial da Criança em Ílhavo, “A Telefonia da Casa do João”

João Manuel Ribeiro inaugura oficialmente a Rádio Tropelias & Companhia, a telefonia d’A Casa do João. Esta vai ser uma Web Rádio da Casa do João, uma estação radiofónica para crianças, adolescentes e jovens (dos 7 aos 15) que poderão intervir diretamente na seleção musical da emissão. O Município de Ílhavo foi contemplado para esta estreia e, por isso, contamos contigo e com os teus pais para participar ativamente nesta primeira edição!

Para todas as idades
Conceção: Rádio Tropelias & Companhia/João Manuel Ribeiro

 

17h00
Hora do Conto e Ateliê

“O rapaz que despejou o mar”, de Paul Brown e ilustrações de Chris Capstick
Porque ouvir histórias é descobrir o que as palavras escondem e revelam, é aprender a sentir, a ver, a ouvir, a cheirar, a saborear as palavras, é viajar sem sair do lugar, a Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Ílhavo será especial, na Sala da Ria, a bordo de um Barco Moliceiro.
Famílias com crianças a partir dos 4 anos

 

17:00
Dr. Why - Quiz de Temática Marítima

Quantas vezes ao ver uma pergunta num jogo de Quizz na TV pensou: "Esta eu sei!". Dr.Why é o melhor jogo de Quizz ao vivo. Todos contra todos, em partidas onde pode desafiar os seus amigos mesa a mesa. Forme uma equipa, escolha um nome e os mais rápidos e certeiros são vencedores. No Dia Mundial da Criança, lançamos o desafio às famílias para participar num quizz de temática e cultura marítimas.
Famílias com crianças a partir dos 6 anos
Limitado a 50 participantes | 60 min.
Inscrições: 234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

21h30
Noite no Museu – Dormir com os bacalhaus ESGOTADO

Como será passar uma noite na companhia dos nossos Bacalhaus? Será que as coleções do Museu ganham vida depois do sol se pôr? E que segredos guardam os espaços que o público não visita? Promete-se uma noite cheia de surpresas!
Para crianças dos 5 aos 12 anos
Limitado a 20 participantes
Inscrições: 234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt