Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo com importantes conquistas na educação, no passado fim de semana

Município de Ílhavo com importantes conquistas na educação, no passado fim de semana
08 Maio 2019

Quatro alunos do Município de Ílhavo foram os responsáveis por um fim de semana repleto de sucessos na área da Educação.

No sábado, 4 de maio, a final do Concurso Intermunicipal de Leitura, organizado pela Rede de Bibliotecas da Região de Aveiro, apurou, entre 38 candidatos, os vencedores que irão representar a região na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura, a disputar em Braga, a 25 de maio.
Neste grupo de oito finalistas, o Município de Ílhavo conta com três alunos, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, que conquistaram um primeiro lugar e dois segundos lugares:

- 1.º ciclo o Pedro Henriques Pereira, do Centro Escolar da Senhora do Pranto, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, ganhou o 2.º lugar.

- 2.º ciclo a Mafalda Gonçalves Ramos, da EB2,3 da Gafanha da Encarnação, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, ganhou o 2.º lugar.

- 3.º Ciclo a Luísa Rodrigues Vilarinho da EB2,3, da Gafanha da Encarnação, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, ganhou o 1.º lugar.

O meritório trabalho desenvolvido pelas Escolas, pelos professores, nomeadamente pelos professores bibliotecários, o notório empenho e interesse crescente dos alunos, para além da aposta em ações de promoção da leitura e da literatura que a Câmara Municipal de Ílhavo tem desenvolvido e promovido estão espelhados nestes importantes resultados alcançados.

O Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, felicita os vencedores e deseja «os maiores sucessos aos três alunos do Município, neste importante desafio de estarem presentes na Final do Concurso Nacional», estendendo ainda os parabéns «aos professores e às escolas pelo excelente trabalho desenvolvido e que deu os seus frutos».

Por outro lado, a área das ciências, concretamente a Física, foi igualmente referência e motivo de orgulho para o Município de Ílhavo, neste fim de semana.

Não há duas sem três. Despois das conquistas em 2015 e 2016, um aluno da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, Gabriel Rouxinol, repete o feito ao conquistar a medalha de ouro das Olimpíadas Nacionais de Física, que tiveram lugar na Universidade de Coimbra, no dia 4 de maio (sábado).

Esta excelente conquista espelha a capacidade e mérito do aluno e, igualmente, a qualidade do ensino praticado na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, por exemplo, em áreas como a Física, a Matemática ou a Química, bem como os projetos pedagógicos que abraça, nomeadamente na Mobilidade e no Ambiente.

A Câmara Municipal de Ílhavo felicita o aluno Gabriel Rouxinol, os professores, toda a equipa que participou na final e a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré por este importante feito.