Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Projeto Música na Escola descobre a ópera “La Serva Padrona”

Projeto Música na Escola descobre a ópera “La Serva Padrona”
20 Março 2019

Nos dias 28, 29 e 30 de março a Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a Orquestra Filarmonia das Beiras, leva até à Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, o programa “Música na Escola”.

Este projeto de ação educativa tem como objetivo a divulgação musical e a sensibilização do público infantil para a música erudita, dando relevo a uma participação ativa das crianças no processo de realização musical através da interação com a orquestra.

Na edição deste ano, a iniciativa desenvolve-se na descoberta da ópera “La Serva Padrona”, de G.B. Pergolesi, e propõe-se que os cerca de 1.100 alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos interajam com os cantores, maestro e orquestra, quer nas sessões pedagógicas a 28 e 29 de março, quer no Concerto em Família, a 30 de março, cantando pequenos fragmentos de ópera.

Num trabalho conjunto e articulado entre a Autarquia e os Agrupamentos de Escolas do município, os técnicos de música das atividades de enriquecimento curricular e os docentes da disciplina de Música do 2.º ciclo desenvolveram uma preparação musical prévia com os alunos para que estes participem ativamente nas sessões.

O Concerto em Família tem lugar no dia 30 de março, sábado, pelas 21.30 horas, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e é dirigido a toda a comunidade, reunindo alunos e os seus familiares (pais, avós, tios e irmãos) e amigos que poderão participar no espetáculo (entrada gratuita, bilhetes disponíveis a partir do dia 26 de março, na Fábrica das ideias da Gafanha da Nazaré e na Casa da Cultura de Ílhavo).