Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Alunos das escolas do Município de Ílhavo “foram à Lua”

Alunos das escolas do Município de Ílhavo “foram à Lua”
19 Fevereiro 2019

Durante 11 dias, entre 4 e 18 de fevereiro, cerca de 400 alunos dos 3.º e 4.º anos do ensino básico de 18 escolas dos três Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo viajaram “À conquista da Lua”.
No seguimento da aprovação, em Conselho Municipal da Educação, da promoção de uma atividade de Astronomia, enquadrada no 50.º aniversário da chegada do homem à Lua, esta ação teve como propósito complementar o programa do 1.º ciclo da disciplina de Estudo do Meio que contempla objetivos e conteúdos relacionados com os astros.

José Matos, professor universitário e membro da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), pretendeu, em ambiente informal em contexto de sala de aula, despertar a curiosidade dos alunos para as ciências do espaço, dar a conhecer melhor o satélite natural da Terra (a Lua), mostrar como funcionam os veículos espaciais e relembrar a maior aventura espacial do ser humano fora da Terra, realizada entre os dias 16 e 24 de julho de 1969, com especial referência para o dia 20 julho quando a nave Apollo 11 pousou na Lua.

A promoção das Ciências no que se refere ao despertar da curiosidade pelos processos científicos, pela inovação, robótica e astronomia é, no entendimento do Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal, Tiago Lourenço, «uma aposta fulcral para o desenvolvimento de competências e de conhecimentos essenciais para os desafios de um futuro que se mostra cada vez mais competitivo e mutável. Neste sentido, a Câmara Municipal de Ílhavo aposta na criação condições para que, desde cedo, as crianças de município possam ter contacto com estas realidades e assim chamar ao seu dia a dia o gosto pelas ciências e pela tecnologia, nas suas mais variadas vertentes.»

 

Testemunhos
Escola Básica da Chousa Velha (Agrupamento de Escolas de Ílhavo)
Mafalda (4.º ano) “Gostei muito da apresentação. Foi muito interessante e uma forma de saber se gostaria de ser, ou não, um dia astronauta. Eu sempre quis ir à Lua. Foi tudo uma curiosidade enorme.
Foi tudo muito interessante e não sou capaz de destacar apenas uma coisa. Gostei muito.”
Alice (4.º ano) “Gostei muito, de tudo. E foi muito interessante saber que nem sempre os livros estão corretos, podem ter erros.
Gostei de saber como é preciso tanto avanço e tanta tecnologia para se poder ir à Lua, e como foi difícil conseguir chegar lá.
Foi muito curioso saber que a Lua tem muito relevo e montanhas.”
Matilde (3.º ano) “Eu gosto muito de astronomia e achei muito interessante esta descoberta da ida à Lua.
Foi muito estranho saber que os astronautas, nas primeiras viagens, depois do regresso, tiveram que estar tantos dias de quarentena. Foi esquisito. E também foi esquisito saber que gastaram tanto dinheiro para fazer um foguetão tão gigante para depois deitarem tudo fora, para o lixo.”
Escola Básica da Chave (Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré)
Leonor (4.º ano) “Eu achei a aula muito interessante e gostei muito do entusiasmo e a forma divertida com que o professor respondeu às nossas perguntas.
Fiquei a saber muitas coisas cobre a ida à Lua e os projetos futuros, como a possibilidade, ou não, de se poder ir a Marte.
Achei interessante saber que a Lua é muito quente durante o dia e muito fria à noite e das diferenças de peso por causa da gravidade.”
Santiago (4.º ano) “Gostei muito da aula e das imagens que o professor apresentou.
Eu gostei muito de conhecer as naves com que os astronautas chegaram e aterraram na Lua e a cápsula onde regressaram à Terra. Eu já sabia que algumas partes do foguetão eram deitadas fora mas pensava que a nave era maior.”
Escola Básica da Gafanha da Encarnação Norte (Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação)
Tiago (3.º ano) “Eu achei a aula muito fixe, gostei muito. Foi tudo muito novo, muito curioso. Mas eu não gostava de ir à Lua porque acho perigoso e muito arriscado.”
Maria (3.º ano) “Acho que foi muito interessante, também gostei muito. Foi curioso descobrir e aprender as datas em que aconteceram as coisas. Por exemplo, a data em que o homem chegou à Lua.
Também gostei de saber as coisas sobre os fatos que eles usavam, os anos da Lua.”
Professor José Matos - Universidade de Aveiro

“Tenho gostado muito de dar a volta, tem sido uns dias bons. O feedback é muito positivo tanto de alunos como de professores. O objetivo da formação era dar aos alunos uma visão do que foi a conquista da Lua e acho que esse objetivo foi atingido. O interesse que mostraram pelo tema foi muito bom e acho que é uma sessão que tão depressa não esquecem...”