Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Sessão escolar “Parlamento dos Jovens” trouxe alunos da Gafanha da Nazaré ao Salão Nobre

Sessão escolar “Parlamento dos Jovens” trouxe alunos da Gafanha da Nazaré ao Salão Nobre
18 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo abriu as portas do Salão Nobre para acolher cerca de 30 alunos dos 7.º e 8.º anos, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, que escolheram o ambiente do espaço onde se realizam as reuniões do Executivo e da Assembleia Municipal para realizarem a sessão de escola do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”.
A receção aos ‘alunos deputados’ foi feita pelo Vereador do Pelouro da Educação e Juventude, Tiago Lourenço, que, em nome da Autarquia, manifestou a «satisfação pela opção do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré em realizar a sessão de escola do Parlamento dos Jovens na Câmara Municipal, esperando que, no próximo ano letivo, todos os três Agrupamentos realizar a sessão de escola no Salão Nobre».
Para Tiago Lourenço, «este momento reveste-se de importância acrescida já que a Autarquia está a definir o projeto ‘Assembleia Jovem Municipal’, que irá promover o ativismo social e político e o exercício cívico de cidadania, envolvendo todo o universo escolar do Município e um número muito significativo de alunos, em parceria com os vários Agrupamentos de Escolas, perspetivando-se a sua realização no primeiro período do próximo ano letivo, ainda em 2019».
Os alunos foram recebidos no Salão Nobre pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Maria, que explicaram a estrutura municipal, os processos eleitorais e o funcionamento dos órgãos autárquicos (deliberativo e executivo).
A sessão de escola do “Parlamento dos Jovens”, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, debateu a temática da proteção dos Oceanos, concluindo com a aprovação de três medidas que serão expostas e defendidas na sessão distrital, bem como o candidato da escola à Mesa do Parlamento Distrital e os dois alunos deputados que irão representar a Escola e apresentar as medidas aprovadas. Esta sessão distrital do “Parlamento dos Jovens” decorrerá no dia 11 de março, no Museu Marítimo de Ílhavo.