Sessão escolar “Parlamento dos Jovens” trouxe alunos da Gafanha da Nazaré ao Salão Nobre

18 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo abriu as portas do Salão Nobre para acolher cerca de 30 alunos dos 7.º e 8.º anos, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, que escolheram o ambiente do espaço onde se realizam as reuniões do Executivo e da Assembleia Municipal para realizarem a sessão de escola do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”.
A receção aos ‘alunos deputados’ foi feita pelo Vereador do Pelouro da Educação e Juventude, Tiago Lourenço, que, em nome da Autarquia, manifestou a «satisfação pela opção do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré em realizar a sessão de escola do Parlamento dos Jovens na Câmara Municipal, esperando que, no próximo ano letivo, todos os três Agrupamentos realizar a sessão de escola no Salão Nobre».
Para Tiago Lourenço, «este momento reveste-se de importância acrescida já que a Autarquia está a definir o projeto ‘Assembleia Jovem Municipal’, que irá promover o ativismo social e político e o exercício cívico de cidadania, envolvendo todo o universo escolar do Município e um número muito significativo de alunos, em parceria com os vários Agrupamentos de Escolas, perspetivando-se a sua realização no primeiro período do próximo ano letivo, ainda em 2019».
Os alunos foram recebidos no Salão Nobre pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Maria, que explicaram a estrutura municipal, os processos eleitorais e o funcionamento dos órgãos autárquicos (deliberativo e executivo).
A sessão de escola do “Parlamento dos Jovens”, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, debateu a temática da proteção dos Oceanos, concluindo com a aprovação de três medidas que serão expostas e defendidas na sessão distrital, bem como o candidato da escola à Mesa do Parlamento Distrital e os dois alunos deputados que irão representar a Escola e apresentar as medidas aprovadas. Esta sessão distrital do “Parlamento dos Jovens” decorrerá no dia 11 de março, no Museu Marítimo de Ílhavo.