Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Câmara Municipal de Ílhavo aposta na Formação dos Munícipes

Câmara Municipal de Ílhavo aposta na Formação dos Munícipes
17 Outubro 2018

A formação dos cidadãos é assumida pela Câmara Municipal de Ílhavo como um eixo importante para o desenvolvimento sustentado das comunidades e para o equilíbrio social do Município.
Neste mês de outubro, enquadrado num plano alargado de iniciativas próprias ou em parceria com outras entidades, a Autarquia já desenvolveu e promoveu duas iniciativas formativas na área da saúde.
A primeira teve lugar no dia 10, repartida por duas sessões dirigidas aos funcionários das Associações de Pais das crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a temática das “Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar”. A empresa GERTAL, parceira na iniciativa e responsável pelo fornecimento das refeições escolares, proporcionou aos cerca de 30 participantes a oportunidade de explorar os impactos dos comportamentos passíveis de risco, estratégias e princípios de higiene na manipulação de alimentos e boas práticas nas dinâmicas de empratamento e serviço.
Ontem, 16 de outubro, foi a vez de mais de 200 alunos, do 10.º ano de escolaridade, e docentes do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré participarem no evento “World Restart a Heart”, assinalando o Dia Mundial dedicado à prática de Suporte Básico de Vida por todos. A formação em suporte básico de vida afigura-se fundamental na construção das competências do novo perfil de aluno e dos cidadãos, com as quais a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré se encontram comprometidos.
À Autarquia e ao Agrupamento de Escolas juntaram-se a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e as Direções do Internato Médico, do Serviço de Investigação e Formação, do Serviço de Anestesiologia e do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, para sensibilizarem todos os alunos e docentes para a necessidade de serem parte ativa nos cuidados de ressuscitação de doentes em estado crítico, com os quais se possam deparar no dia-a-dia, estando previsto o alargamento destas ações de formação a outros níveis de ensino e a outros estabelecimentos escolares.
Para o Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, responsável pelo Pelouro da Educação e Formação, Tiago Lourenço, estas iniciativas de Formação «integradas num plano municipal abrangente e direcionado a todos os cidadãos, permitem uma partilha de saber, conhecimento e experiências que nos capacitam, a todos, para sermos mais interventivos, mais atentos, mais participantes e capazes de construir uma sociedade melhor e mais desenvolvida».
Em dezembro, aproveitando a interrupção letiva do Natal e cumprindo o plano elaborado pela Autarquia para as ações de Formação em 2018, também com a parceria do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, será proporcionada formação em Suporte Básico de Vida às 10 Assistentes Operacionais do Pré-Escolar recentemente contratadas pela Câmara Municipal de Ílhavo.