Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Novas Assistentes Operacionais para os Jardins de Infância do Município de Ílhavo iniciaram funções educativas

Novas Assistentes Operacionais para os Jardins de Infância do Município de Ílhavo iniciaram funções educativas
02 Outubro 2018

No dia 1 de outubro, as 10 novas Assistentes Operacionais, contratadas pela Câmara Municipal de Ílhavo, juntaram-se às 13 funcionárias que já exerciam funções nos Jardins de Infância dos três Agrupamentos de Escolas do Município, colmatando as necessidades de resposta educativa.
O processo de seleção afigurou-se prolongado e exigente, fruto dos procedimentos e fases impostos pela Lei, registando um expressivo número de 165 candidaturas, tendo o júri do respetivo concurso selecionado as novas 10 funcionárias que irão assegurar a ligação entre as crianças, educadores e pais, a guarda dos espaços, vigilância e acompanhamento dos alunos, acrescido de funções de organização, higiene e limpeza, conforme foi indicado na primeira reunião de trabalho ocorrida na passada sexta-feira.
Momentos antes da explicação das funções e responsabilidades e distribuição pelos Jardins de Infância, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, acolheu e deu as boas-vindas às novas colaboradoras, destacando a importância da especificidade e exigência do trabalho a desenvolver: «o contacto com as crianças e a relação com os encarregados de educação exige cuidados e uma sensibilidade acrescidos, complementando a formação pedagógica e a educação familiar dos alunos».
Num universo de cerca de 340 funcionários, o Presidente da Câmara Municipal espera que este novo grupo de colaboradores do quadro «tenham gosto em fazer parte desta família laboral e que demonstrem empenho e desempenho profissionais» nas funções que agora iniciam.
No âmbito desta reunião, Tiago Lourenço, Vereador do Pelouro da Educação e Formação, deu nota da «importância do valor do trabalho em equipa, da disponibilidade e empenho, do vestir a camisola para uma melhor e mais eficaz educação no Município de Ílhavo».
Às novas Assistentes Operacionais, a Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga – Hospital Infante D. Pedro, irá proporcionar formação certificada em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros.