Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

23 Milhas – a cultura do dia a dia: começa agora nova fase da cultura no Município

23 Milhas – a cultura do dia a dia: começa agora nova fase da cultura no Município
15 Novembro 2016

O prometido é devido – no dia 12 de novembro celebrou-se a mudança e os centros culturais de Ílhavo desapareceram para dar lugar a quatro novos espaços diferentes e complementares entre si (a Casa da Cultura de Ílhavo, a Fábrica das Ideias - Gafanha da Nazaré, o Laboratório das Artes – Teatro Vista Alegre e o Cais Criativo – Costa Nova), unidos sob um nome: 23 Milhas.

 

A revelação ao público do significado da mudança e do nome do projeto global, que irá nortear a cultura no Município de Ílhavo aconteceu no sábado passado, num dia preenchido de espetáculos, dirigidos a um público diversificado, que encheu as salas do município.


Ao final da manhã e ao início da tarde, realizaram-se duas visitas que, em dois autocarros cheios, levaram os curiosos a “olhar por dentro” e a descobrir as particularidades arquitetónicas dos quatro equipamentos culturais. Seguiu-se a atuação de dois Quartetos de Saxofone do DeCA (Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro), que esgotou o Laboratório das Artes – Teatro da Vista Alegre, um espetáculo que marca a primeira das muitas parcerias que se adivinham entre o 23 Milhas e este departamento da academia aveirense.


A tarde cultural continuou com o concerto de António Bastos & You Band, no Cais Criativo - Costa Nova, num ambiente descontraído, com os ritmos eletrónicos a apelar à dança e à interação com o músico.


A música deu lugar ao teatro, com a peça de Mickael de Oliveira, “A Constituição”, na Fábrica das Ideias - Gafanha da Nazaré. Em palco, Maria Leite, Miguel Moreira, Paulo Pinto e Pedro Lacerda discutiram o documento que rege o Estado, desafiados a “criar uma constituição perfeita para uma comunidade imperfeita”.


À noite a chuva parou e permitiu mais um concerto, desta vez ao ar livre, na praça da Casa da Cultura de Ílhavo. Os Deolinda fecharam o dia com chave de ouro, trazendo as músicas do novo disco “Outras Histórias”, bem como outras mais antigas e de refrões já bem decorados. Depois do concerto, o público despediu-se da praça com um DJ Set de encerramento.


Em cada espetáculo, a atenção do público foi requisitada para a apresentação do projeto 23 Milhas, bastante aplaudido por todas as plateias, que aderiram em força ao programa de sábado e que não quiserem perder o nascimento desta nova fase.


No dia anterior, 11 de novembro, realizou-se uma pré-apresentação do 23 Milhas para um público especializado, nomeadamente programadores culturais de todo o país, bem como para jornalistas e para atuais e futuros parceiros do novo projeto. Perante mais de 150 convidados bastante interessados no potencial do 23 Milhas, o Município mostrou o futuro promissor da cultura ilhavense, realizando depois uma visita guiada aos quatro espaços culturais.

 

23 Milhas – a cultura do dia a dia


23 Milhas é o alcance luminoso do Farol da Barra e, a partir de agora, é também o nome do projeto de transformação cultural do município de Ílhavo, que se foca no conteúdo cultural e que abandona a ideia de Centros Culturais. Em quatro espaços – Laboratório das Artes –Teatro Vista Alegre, Fábrica das Ideias – Gafanha da Nazaré, Casa da Cultura de Ílhavo e Cais Criativo Costa Nova –, é dinamizado um plano holístico para a cultura, valorizando o património imaterial ilhavense, integrando a comunidade nos processos de criação, levando mais artistas ao concelho e o concelho ao mundo.


Trata-se de um projeto dinâmico nas várias áreas de criação artística, música, teatro, dança, arquitetura, design, ilustração e cinema, que aposta tanto na contemporaneidade, como nos típicos eventos e rituais ilhavenses. Promove a criação e o pensamento e cultiva a relação entre criador e espectador.

 

MAIS INFORMAÇÕES:
https://www.23milhas.pt

 

VÍDEO 23 MILHAS:
https://drive.google.com/file/d/0ByFl6rcCpmDAV2h5Ul92S0xKakk/view?usp=sharing

 

FOTOS DOS 4 ESPAÇOS:
https://drive.google.com/drive/folders/0ByGoP_FcjnbXNXVMS1NGMC1VZ2c?usp=sharing

 

FOTOS 11 E 12 DE NOVEMBRO:
https://drive.google.com/drive/folders/0ByGoP_FcjnbXYW50WUE3eTFHa2c?usp=sharing