Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Serviço Educativo do Município de Ílhavo 2015/2016 - Relatório Final

Serviço Educativo do Município de Ílhavo 2015/2016 - Relatório Final
06 Outubro 2016

O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório Final do SEMI – Serviço Educativo do Município de Ílhavo respeitante ao ano letivo 2015/2016.


Decorrido mais um ano de desenvolvimento do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI), reitera-se a ideia de que esta continua a ser uma impor¬tante e inovadora aposta da Câmara Municipal no que respeita à Cultura e à Educação no Município de Ílhavo.


O SEMI assenta na congre¬gação dos diversos espaços municipais (Museu Marítimo de Ílhavo, Centro Cultural de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, Biblioteca Municipal de Ílhavo, Centro de Educa¬ção Ambiental/Ecocentro Municipal, Escola Muni¬cipal de Educação Rodoviá¬ria e Centro de Documentação de Ílhavo), mantendo uma visão integrada e integradora dos seus serviços educativos, es¬treitando laços entre todos os agentes e proporcionando um serviço coeso, inovador e de qualidade.


No ano letivo 2015/2016, o SEMI contou com 47.094 par¬ticipações nos diversos espa¬ços que o constituem, tendo aumentado a sua procura em mais de 12% comparativa¬mente com o ano letivo ante-rior (mais 5.319 participações). O aumento da participa¬ção foi transversal aos vários públicos, mas foi ao nível do público externo que se assis¬tiu a uma subida bastante sig¬nificativa, com mais 3.992 participações do que no período homólogo do ano anterior.


Este serviço continua a po¬tenciar uma dinâmica educa¬tiva promotora de ligações e fluxos, favorecendo uma re¬lação e uma intervenção cada vez mais próxima e relevante com os vários públicos, pro¬curando difundir e consolidar a Educação e a Cultura do Município de Ílhavo. Este facto é verificado também pela tendência de aumento do número global de participações que se tem mantido ao longo dos anos, em especial ao nível da captação de público externo.


Na análise dos valores globais de participação nos vários Espaços Municipais, relativos ao ano letivo 2015/2016, verifica-se um aumento nos valores registados por quase todos os espaços, destacando-se o Museu Marítimo de Ílhavo com uma evolução muito positiva em termos numéricos (aumentou os seus valores em 3.756 participações) e o Centro de Documentação de Ílhavo que registou um aumento de 596 participações (mais de 60% face ao ano anterior).


De forma a facilitar a consulta, a Oferta Educativa SEMI encontra-se organizada por Público-alvo, e está disponível aqui.