Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo acolheu mega evento que discutiu o Desporto em Portugal

Município de Ílhavo acolheu mega evento que discutiu o Desporto em Portugal
30 Janeiro 2020

O Município de Ílhavo, em parceria com a Unique's, acolheu nos dias 24 e 25 de janeiro, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, o “Ílhavo Sports Meeting” que contou com a presença de mais de 250 participantes e 21 preletores.

Considerada a maior iniciativa de educação desportiva promovida a nível nacional, por norma realizada nas capitais de distrito, o evento em Ílhavo foi uma aposta ganha pela Câmara Municipal tendo como objetivo de dinamizar e promover, no Município, uma política desportiva que contempla não só atividades e competições mas, também, momentos formativos promotores da discussão construtiva de processos e conhecimentos que potenciem o desporto, a capacitação e a educação dos técnicos, dirigentes, professores, estudantes, atletas e treinadores.

Foram vários os temas abordados ao longo dos dois dias, nos vários painéis dedicados às modalidades coletivas – futebol, basquetebol, hóquei em patins, andebol - e às modalidades individuais – atletismo, desportos motorizados, surf, remo, entre outros - sem esquecer as temáticas mais atuais como a metodologia do treino, a ética desportiva e o desporto inclusivo.

Nas cerca de 15 horas de partilhas de experiências e conhecimentos destacaram-se figuras de referência nacional como Manuel Cajuda, Tarantini e Duarte Gomes (futebol), Joel Rocha (futsal), Elisabete Jacinto (desporto motorizado), os selecionadores nacionais Mário Gomes (basquetebol) e Renato Garrido (Hóquei em Patins), Paulo Barrigana (atletismo), Catarina Sousa (bodyboard), Miguel Miranda (basquetebol), Carlos Resende (andebol) e Luís Bilro (futebol de praia). Nota para a presença de Jorge Pina, ex-pugilista do S.C. Portugal, que, pela sua experiência de vida e de alta competição, alargou a dimensão desportiva do evento até ao domínio da inclusão e do desporto adaptado.

O elenco do Ílhavo Sports Meeting integrou ainda referências desportivas distritais com destaque para José Velhinho (selecionador nacional de remo), Arménio Pinho (Presidente da Associação Futebol Aveiro), Pedro Soares (Rede Municípios Amigos do Desporto), Ricardo Sousa (treinador do S.C. Beira Mar), Ulisses Santos (Futebol), Sérgio Lopes e José Henriques (Atletismo).