Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

DesportÍlhavo 2019 junta cerca de 1.500 participantes

DesportÍlhavo 2019 junta cerca de 1.500 participantes
07 Junho 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo realizou, na passada quarta-feira, dia 5 de junho, no Complexo Desportivo da Gafanha, a edição de 2019 do DesportÍlhavo.
Este momento de festa contou com a participação de cerca de 1.500 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município, dos seus professores e auxiliares de ação educativa, e culminou o trabalho desenvolvido, neste ano letivo, na vertente desportiva das Atividades de Enriquecimento Curricular.

Num dia bem preenchido não faltaram os tão apreciados insufláveis para alegria dos mais novos, bem como um conjunto diversificado de jogos e atividades desportivas: gincanas, estafetas, voleibol, andebol, basquetebol, momentos de dança, jogos de memória, de raciocínio matemático e de coordenação motora.
Mas DesportÍlhavo não foi só um momento de festa para as crianças de 1.º ciclo. Afigurou-se também como uma oportunidade para 23 alunos do Curso Profissional de Desporto do Agrupamento de Escolas de Ílhavo aplicarem os conhecimentos adquiridos ao longo do ano e, em conjunto com os técnicos da Câmara Municipal (técnicos de desporto, de educação e professores das Atividades de Enriquecimento Curricular), participarem na organização e dinamização de um grande evento.

A edição deste ano teve a particularidade de complementar a prática desportiva com a consciencialização ambiental.
Neste âmbito foram disponibilizados Eco-Big Bags que receberam os resíduos dos lanches para posterior reciclagem e o tradicional certificado de participação foi substituído pela oferta, a cada criança, de um cantil reutilizável, com o objetivo de promover a eliminação do uso de garrafas de plástico de uso único e incentivando o consumo de água da rede pública.

Esta atividade contou uma vez mais com a parceria do Illiabum Clube, Grupo Desportivo da Gafanha (GDG), Sporting Clube Vista Alegre - secção de Karaté e Ílhavo Andebol Clube (IAC) que participaram com a coordenação de algumas estações do evento através dos seus atletas, e também com os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.