Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Mais de 500 alunos do Município de Ílhavo participaram na 9.ª edição do Corta-Mato Escolar Municipal

Mais de 500 alunos do Município de Ílhavo participaram na 9.ª edição do Corta-Mato Escolar Municipal
15 Janeiro 2019

Na passada sexta-feira, 11 de janeiro, mais de 500 alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário dos três Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo participaram na 9.ª edição do Corta-Mato Escolar que se disputou no Parque Desportivo da Gafanha da Encarnação, no âmbito do Programa Municipal OlimpÍlhavo.
Pelo nono ano consecutivo, a Câmara Municipal de Ílhavo assumiu a organização desta prova, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Município, contando, este ano, com o apoio dos alunos do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes. O envolvimento destes alunos na organização e dinamização do evento é fundamental para a sua formação e aquisição de competências para o seu futuro profissional no âmbito da organização de eventos desportivos.
Esta nona edição teve ainda uma nota de destaque e novidade: a participação de alunos do CASCI, tendo sido igualmente convidada a CERCIAV, numa aposta da Câmara Municipal em valorizar momentos importantes que destaquem a importância da inclusão social, neste caso, através do desporto.
O Corta-Mato Escolar permitiu a cada Escola apurar os seus representantes, nos respetivos escalões, para o Corta-Mato Regional do Desporto Escolar, que se realizará no próximo mês de fevereiro.
A importância e dinâmica desta iniciativa reflete «a especial atenção que a Autarquia tem dedicado à Educação e, em particular, ao Desporto Escolar como forma de potenciar a prática desportiva e o bem-estar, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, em especial, aos mais jovens», como sintetiza o Vereador do Desporto e Qualidade de Vida e da Educação e Formação, Tiago Lourenço. Por outro lado, para o Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo este evento é igualmente «um exemplo claro que sustenta e valida o recente reconhecimento da Autarquia como ‘Município Amigo do Desporto’». Esta distinção, que agrega cerca de 90 municípios do país, espelha as Boas Práticas para a promoção do desporto e de hábitos de vida saudável, no Município de Ílhavo, e é o resultado das políticas implementadas pela Autarquia e da relação estreita com as Escolas, Associações e Clubes.
Durante o ano letivo de 2018/2019, o Programa Municipal OlimpÍlhavo terá ainda mais dois momentos competitivos e de convívio que decorrerão no próximo mês de março com a novidade do Triatlo Escolar (Natação, Ciclismo e Corida), no mês de abril com as Atividades de Terra (Basquetebol, Voleibol, Ténis de Mesa, Xadrez e o Minigolfe) e em maio com as Atividades Náuticas (Vela, Mergulho, Jogos de Salvamento e Ori-Canoagem).