I Congresso Náutico “Embarque para o Conhecimento” | 21 de fevereiro | MMI

19 Fevereiro 2015

Realiza-se no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, o I Congresso Náutico “Embarque para o Conhecimento”, promovido pelo Fórum Náutico do Município de Ílhavo.

A Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com um conjunto de Entidades do Município de Ílhavo constituiu no dia 26 de novembro de 2008, o “Fórum Náutico do Município de Ílhavo”, fruto do compromisso assumido para a concretização de uma estratégia de desenvolvimento do Município, assente na aposta em fatores de diferenciação como o Mar, a Ria, a Pesca e a Indústria do Bacalhau.

Motivado pela missão de desenvolvimento e de dinamização de atividades náuticas centradas no Recreio, no Desporto e na Cultura do Mar, e congregando esforços entre os agentes responsáveis pelas atividades nessas áreas, o Fórum Náutico organiza o primeiro congresso das atividades náuticas, contando com o apoio, colaboração e participação da Federação Portuguesa de Canoagem e da Federação Portuguesa da Vela.

Durante o Congresso abordar-se-ão temas relacionados com a formação e treino, o desporto náutico adaptado, a participação portuguesa nos próximos Jogos Olímpicos – Rio’16, ao nível das modalidades náuticas e os Desportos Náuticos e a sua vertente turística.

A sessão de encerramento contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto e será proporcionada uma visita guiada aos participantes ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Aquário dos Bacalhaus.

Para participar, basta proceder à inscrição no impresso próprio e enviá-la para forum.nautico@cm-ilhavo.pt, sendo esta obrigatória e gratuita.

Programa:

08h45 Abertura do Secretariado

09h45 Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo - Fernando Caçoilo

10h00~11h15 A Formação e Treino de Atletas
Moderador: Vasco Ramalheira - Associação de Surf de Aveiro
Pedro Rodrigues - Diretor Técnico Nacional Federação Portuguesa de Vela
João Braga - Treinador de Canoagem do CNAI – Clube Natureza e Aventura de Ílhavo
José Sousa Braga - Ex Selecionador Nacional de Surf

11h15~11h30 Intervalo

11h30~12h45 Desporto Náutico Adaptado
Moderador: João Santos - Clube de Vela da Costa Nova
Ivo Quendera - Técnico Nacional de Paracanoagem da FPCanoagem
André Zúquete e Letícia Martins - Sporting Clube de Aveiro

Almoço

14h30~15h45 Desportos Náuticos e a Vertente Turística
Moderador: José Manuel Baptista - Câmara Municipal de Ílhavo
Paulo Costa - Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo
António José Correia - Presidente da Câmara Municipal de Peniche

15h45~16h00 Intervalo

16h00~17h15 Desportos Náuticos Olímpicos
Moderador: Paulo Costa - Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo
José Garcia - Chefe da Missão Olímpica
Ricardo Machado - Direção da Federação Portuguesa de Canoagem
Rui Reis - Coordenador Projeto Olímpico e Alto Rendimento da FPVela

17h15~17h30 Sessão de Encerramento
Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo - Fernando Caçoilo
Emídio Guerreiro - Secretário de Estado do Desporto e da Juventude

Ficha de Inscrição disponível aqui.