Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

I Corta-Mato Escolar Municipal

10 Dezembro 2010
Cerca de 600 alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário que frequentam os cinco Estabelecimentos de Educação e Ensino do Município de Ílhavo vão participar no I Corta-Mato Escolar Municipal, que se realiza na próxima Terça-feira, dia 14 de Dezembro de 2010, no Parque da Vista Alegre, Pinhal da Murteira.
É a primeira vez que se realiza uma prova com estas características em Ílhavo, assumindo a Câmara Municipal de Ílhavo a sua organização, em parceria com os Estabelecimentos de Ensino do Município (as três EB2,3 e as duas Secundárias) e com o apoio da Associação de Atletismo de Aveiro e do Gabinete de Desporto Escolar.
Este evento integra um novo Programa Municipal no âmbito da área da Educação pelo Desporto, dirigido aos jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, denominado OLIMPÍLHAVO, tendo este evento, ao longo do presente ano lectivo, mais dois momentos competitivos e de convívio, a decorrer nos meses de Março (Basquetebol, Futebol, Voleibol, Ténis de Mesa e Xadrez) e Maio (Vela Ori-canoagem e Natação).
O Município de Ílhavo disponibiliza o transporte entre as diversas Escolas e o local de realização do evento, oferecendo um lanche volante e um diploma de participação, a todos os participantes, além de medalhas e diplomas de classificação aos seis primeiros classificados de cada escalão e género. Será igualmente seleccionada a Escola que obtiver melhores resultados do conjunto das provas, a qual o Município de Ílhavo distinguirá.
De referir ainda que os seis primeiros classificados de cada Escola em cada escalão e género ficam apurados para o Corta-Mato da Região de Aveiro, que se realizará em Fevereiro de 2011.
Este Corta-Mato e a acção OlimpÍlhavo integram-se num conjunto alargado de áreas de intervenção que estão a funcionar na Câmara Municipal de Ílhavo na área do Desporto, integrada no Pelouro da Educação, e assente no trabalho da Equipa Técnica que integra o Gabinete de Desporto da CMI. São múltiplas as acções em curso, integradas no âmbito de vários programas, nomeadamente:
- ocupação dos tempos livres (como as Férias Divertidas da Páscoa, do Verão e do Natal);
- promoção de actividade física (Programa de Desporto para Todos a iniciar na Primavera do próximo ano);
- actividades náuticas (pelo funcionamento do Fórum Náutico);
- área da Educação pelo Desporto (a Actividade Física e Desportiva integrada nas Actividades de Enriquecimento Curricular), assim como a partir do próximo ano o funcionamento das Escolas Municipais de Mini-golfe e de Ténis, a par da já existente Escola Municipal de Natação;
- área do Associativismo e da Formação e no âmbito da Gestão e dinamização das Instalações Desportivas Municipais.
No âmbito do trabalho da CMI, a aposta prioritária na Educação integra um vasto conjunto de acções na área do Desporto, com programas e acções dirigidas a todos os Cidadãos.
No dia 14 de Dezembro de 2010, inovamos com a realização do primeiro Corta Mato Escolar Municipal, numa acção vivida pelos Jovens das cinco Escolas de 2º e 3º Ciclo e Secundárias.