Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Workshop internacional Norwegian-Iberian Salted Fish History

Workshop internacional Norwegian-Iberian Salted Fish History
24 Maio 2013

O Museu Marítimo de Ílhavo acolhe um workshop internacional no âmbito da sua cooperação num projeto de investigação que junta universidades da Noruega, centros de investigação noruegueses e museus marítimos da Península Ibérica, onde serão apresentados e discutidos os avanços e perspetivas deste importante grupo de investigação, criado no âmbito de um projeto sobre história, memória e atualidade da indústria de bacalhau.
Produtos de peixe salgado estiveram no coração da cultura ibérica e norueguesa durante séculos, sobretudo bacalhau salgado que surgiu na Península no século XIII, e os noruegueses têm fornecido os mercados ibéricos de 300 anos. Durante as últimas décadas ocorreu uma reestruturação fundamental nos mercados ibéricos neste tipo de produtos. O consumo aumentou, novos produtos foram introduzidos e todo o processo de produção de peixe salgado mudou. Este projeto tem por objetivo analisar os principais fatores responsáveis por tais tendências em um dos principais mercados de frutos do mar do mundo, bem como apoiar as boas relações comerciais entre produtores noruegueses e ibéricos.
Este evento decorre na Sala Polivalente do CIEMar-Ílhavo e conta com a presença de diversos especialistas, e certamente gerará uma troca de conhecimentos entre várias realidades museológicas. O workshop permitirá também uma acrescida visibilidade internacional que resultará da cooperação entre os vários parceiros do arco geocultural escandinavo-ibérico.
O programa pode ser consultado no site do Museu, disponível em www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt