Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Inauguração do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo

Inauguração do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo
14 Dezembro 2012

No âmbito das Comemorações do 75.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) inaugura no próximo dia 16 de dezembro, pelas 16h30, o Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo, numa aposta forte na promoção da cultura marinheira do Município Capital Portuguesa do Bacalhau.

Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo


Com um investimento total de 2,8 milhões de euros (cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional da Região Centro – Mais Centro), o Aquário de Bacalhaus integra-se no Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo (RUCHI), completando o discurso expositivo do MMI, conferindo a plenitude da nova tripla dimensão deste espaço de cultura: museu, aquário e investigação, esta última resultado da ativação do Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo) inaugurado no passado dia 31 de março de 2012.
O novo edifício de ampliação do MMI desenvolve-se com ligação física direta ao atual edifício do MMI e ao edifício do CIEMar-Ílhavo, contemplando uma área para instalação do Aquário para Bacalhaus, uma área social e também uma zona dedicada às reservas do Museu.
O Aquário dos Bacalhaus tem uma capacidade de 120 m3 de água, com uma temperatura que em média rondará os 12.ºC, havendo a necessidade de atingir artificialmente as condições de salinidade próximas do existente no habitat natural, utilizando-se para tal um sal medicinal importado da Alemanha (uma vez que o sal nacional não reúne as características técnicas para responder às exigências).
A alimentação dos Bacalhaus será assegurada gratuitamente pela APARA – Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro, numa aposta na valorização da cooperação institucional com o Município de Ílhavo, em particular com o seu Museu Marítimo de Ílhavo.
O MMI é um elemento central na aposta da CMI nos valores principais da sua história, cultura e economia do Mar, sendo um fator de diferenciação do Município que tem “O Mar por Tradição”.

Cooperação com o Museu Marítimo de Alesund (Noruega)


A Cooperação Institucional do Museu Marítimo de Ílhavo com o Museu Marítimo de Alesund (Noruega) teve inicio em 2006 aquando da visita do Presidente da CMI, na qual foi possível perceber o funcionamento e verificar as características do Aquário de Bacalhaus, bem como debater as primeiras linhas orientadoras para a colaboração entre os dois Museus Marítimos, com o objectivo principal de potenciar a divulgação da história e cultura do Bacalhau.
Mais recentemente, em 2011, o Vice-Presidente da CMI deslocou-se ao Museu Marítimo de Alesund, acompanhado da equipa de projetistas do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo, com o objetivo de realizar um conjunto de reuniões técnicas promovidas no âmbito da boa cooperação institucional.
O Museu Marítimo de Alesund assume um importante papel na cooperação institucional, prestando apoio técnico no âmbito da elaboração e do funcionamento do Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo, bem como o fornecimento gratuito dos Bacalhaus que vivem no Aquário do MMI.