Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo - Inauguração

Aquário de Bacalhaus  do Museu Marítimo de Ílhavo - Inauguração
13 Dezembro 2012

No âmbito das Comemorações do 75.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) inaugura no próximo dia 16 de dezembro, pelas 16.30 horas, o Aquário de Bacalhaus do MMI, numa aposta forte na promoção da cultura marinheira do Município “Capital Portuguesa do Bacalhau”.
Editamos três Notas de Imprensa, duas na Qui.13 (esta e outra) e na Sex.14, dando nota de vários aspetos desta fase importante da vida do Município de Ílhavo, do seu Museu Marítimo e da Cultura de Mar de Portugal.
Composto por um riquíssimo património natural, histórico e cultural, desde logo pela sua proximidade à Ria e ao Mar, com forte tradição na Pesca do Bacalhau, o Município de Ílhavo, tem vindo a afirmar-se de forma crescente, como local privilegiado de eleição para todos quantos têm por objetivo desfrutar de bons momentos de cultura, de turismo e lazer.
Marco incontornável da História e Cultura das gentes de Ílhavo, o MMI tem constituído uma aposta central da CMI na promoção e conservação do património do Município que tem “O Mar por Tradição”, afirmando-se com elevado sucesso, muito em especial desde o dia 21 de outubro de 2001, aquando da inauguração do seu atual edifício.
Aliando o caráter extraordinário e único da história da “Faina Maior” à beleza da arquitetura do edificado, o MMI é hoje uma referência na museologia portuguesa, diferenciadora do Município, da Região de Aveiro, da Região Centro e de um Portugal intimamente ligado ao Mar, tendo no ano passado alcançado os 500.000 visitantes.
Num tempo de comemoração do 75.º Aniversário do MMI em 2012, a CMI aposta no reforço da Cultura Marítima dotando o MMI com duas novas componentes: a investigação e o aquário, dotando-o com novas valências e novos espaços de realização de pequenas reuniões, workshops e conferências, aprofundando o papel sócio cultural deste singular Museu.
A componente “investigação histórico-documental” é o resultado da aposta da CMI na requalificação do edifício da antiga Escola Preparatória de Ílhavo, ativando no passado dia 31 de março o novo Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CIEMar-Ílhavo).
O “Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo” é uma obra localizada nos terrenos mais a Norte dos espaços exteriores da antiga Escola Preparatória de Ílhavo, a Poente do MMI, e que certamente representará um novo elemento de atração do Município de Ílhavo, contribuindo para a dinamização do turismo e do setor económico local, bem como para complementar o discurso expositivo do MMI.

- Bacalhaus já vivem no novo Aquário -

Chegaram ontem, Qua.12DEZ12 pelas 23.00 horas, ao Município de Ílhavo os primeiros 20 Bacalhaus habitantes do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo, provenientes da Noruega, no âmbito de uma parceria com o Museu Marítimo de Alesund.
Os Bacalhaus foram colocados nos tanques de quarentena, onde já nadam, para um período inicial de habituação às condições do novo habitat, sendo transferidos para o tanque principal logo que a equipa de Biólogos, que está a gerir todo este delicado processo, considere que estão reunidas as condições necessárias para uma boa transição.