Festival Rádio Faneca – Ílhavo a Transmitir Alegria

28 Junho 2012

O Centro Cultural de Ílhavo apresenta o Festival Rádio Faneca, uma iniciativa inédita, singular e diferente, de cruzamentos das artes performativas, visuais e da música. Realiza-se no Jardim Henriqueta Maia, em pleno Centro Histórico de Ílhavo, entre os dias 5 e 8 de julho, com entrada gratuita em todas as ações programadas.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projeto de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo (RUCHI), desenvolvido pela Câmara Municipal de Ílhavo, tendo como ideia base os recursos materiais e imaterias deste território.

Apresenta projetos que convocam as memórias da vivência do Centro Histórico de Ílhavo, dando-lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias, convocando a comunidade a ser coprodutora, envolvendo-a na preparação, execução e implementação dos projetos de programação.

Este é o Festival que só pode acontecer na Cidade de Ílhavo porque a sua génese parte da sua história, das suas memórias, dos seus habitantes e dos seus lugares.
Destacam-se os projetos de envolvimento da comunidade, que convocaram a população a implicar-se nos processos de criação artística. Neste sentido, salienta-se a Casa Aberta, onde alguns habitantes do Centro Histórico de Ílhavo abrem as suas casas para acolherem público para jantar e visionar um documentário sobre as vivências nos Becos de Ílhavo, realizado coletivamente no Workshop orientado por Cláudia Alves.

O Jardim Henriqueta Maia acolherá espetáculos de teatro, como o Teatro Mais Pequeno do Mundo de Graeme Pulleyn; o Jogo 7 Carris, uma criação de Miguel Horta que, convida crianças, jovens e adultos a fazerem um percurso pelos becos, um programa de Rádio que juntará Fernando Alvim com o Rádio Faneca e concertos de música como os Real Combo Lisbonense, os Ená Pá 2000 e os Batida.

Estes são alguns dos destaques de uma programação repleta de bons motivos porque nestes dias Ílhavo transmite alegria para o mundo!

Para mais informações:

www.centrocultural.cm-ilhavo.pt